Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Greve nacional dos bancários continua sem expectativa de negociação

sex, 9 de outubro de 2015 08:43

Da Redação

Aproximadamente 90% aderiram ao movimento no município

A greve nacional dos bancários, que teve início nessa terça-feira, 6, continua sem expectativa de negociação. Em Araguari, a adesão gira em torno de 90%, paralisando os atendimentos em quase todas as agências do município.

Algumas agências continuam realizando atendimento em caixa com equipe reduzida

Algumas agências continuam realizando atendimento em caixa com equipe reduzida

 

De acordo com o diretor financeiro do Sindicato dos Bancários de Araguari, Paulo Roberto, ao término do segundo dia de greve, 8.763 (40%) agências e centros administrativos de todo o país aderiram ao movimento. “Em Araguari, estamos com praticamente 90% das atividades paralisadas, o que é um número expressivo. Somos aproximadamente 500 mil bancários em todo o país e, apenas em São Paulo, há uma paralisação de 50 mil (10%)”.

O diretor comenta que a proposta oferecida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não acompanha a inflação. “Temos uma inflação de 9,8% e os bancos estão oferecendo um aumento de 5,6% e um abono de R$ 2.500, mas isso não vai suprir os 4%, que seria a diferença que eles estão se negando a repor. Os bancos sempre tiveram um lucro exorbitante e agora não concordam com a reposição da inflação”.

Paulo Roberto acrescenta que não há expectativa para negociação. “Acredito que a greve irá perdurar alguns dias, pois além do feriado, ainda tem a semana do saco cheio. Penso que no dia 19 possa surgir uma nova proposta da Febraban, mas ainda não há rodada de negociação marcada”.

Segundo o diretor, o sindicato está bastante satisfeito com a adesão do município. “Acredito que, com o andamento dos centros administrativos, se os terminais ficarem fora do ar, logo será inviável o funcionamento das agências”.

No município, algumas agências como HSBC, Santander e Mercantil estão com atendimentos paralisados. Os caixas de autoatendimento estão funcionando e os pagamentos de INSS e aos aposentados continuam sendo realizado normalmente. A Caixa Econômica Federal está oferecendo orientações aos usuários de caixas eletrônicos, porém, o atendimento interno está paralisado, com algumas exceções.

O Banco do Brasil realiza alguns atendimentos dentro da agência, com um número reduzido de funcionários. Os clientes também podem fazer operações no correspondente, em frente ao banco e nos Correios. O Itaú está oferecendo atendimentos dentro da agência, porém, apenas cinco pessoas podem entrar por vez. O Bradesco oferece atendimento comercial, como empréstimos e também auxilia em algumas operações bancárias.

Os clientes da Caixa Econômica também podem utilizar as casas lotéricas para algumas operações. “As filas estão grandes e o sistema está sobrecarregado, por isso, acredito que uma proposta que contemple a categoria deva surgir em breve”.

Em relação às contas e boletos, a determinação é que as empresas prorroguem o vencimento dos boletos. “Enquanto os caixas eletrônicos funcionam, as pessoas conseguem realizar o pagamento, porém, a orientação é que sejam emitidos novos boletos ou que as empresas criem um mecanismo para receber essas contas, pois o cidadão não pode ser prejudicado por não conseguir pagar. As empresas devem oferecer condições de pagamento ou prorrogar as datas de vencimento”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: