Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Governo municipal abre nova licitação para o transporte coletivo

sáb, 2 de agosto de 2014 00:07
Empresas têm um mês para apresentarem as propostas
Há nove meses, serviço opera em caráter emergencial. Foto: Arquivo

Há nove meses, serviço opera em caráter emergencial.
Foto: Arquivo

DA REDAÇÃO – Depois de ter a licitação suspensa pelo governo municipal, a definição do transporte coletivo parece estar com os dias contados. Mais precisamente, um mês. Esse é o tempo que as empresas interessadas têm para apresentar uma nova proposta para assumir o serviço.

Desde novembro de 2013, o transporte público em Araguari opera sob caráter emergencial. Naquela ocasião, os usuários chegaram a ficar uma semana sem contar com o serviço. Diante disso, a prefeitura firmou o contrato com a empresa Sertran- Sertãozinho Transportes e Serviços Ltda.

A princípio, o referido acordo estaria vigente por três meses, podendo ser prorrogado por 180 dias. Quase um ano se passou e a novela do transporte coletivo chegou perto de um final feliz há duas semanas, com a licitação do serviço. No entanto, o certame acabou suspenso em virtude de um pedido de impugnação.

Nesta sexta-feira, 1º, a situação ganhou outros capítulos com a definição de uma nova data para a licitação. Conforme decidido pelo Executivo, as empresas deverão apresentar as propostas até 9 de setembro, mesmo dia da abertura dos envelopes. Apesar da impugnação, as mudanças não se restringem aos últimos itens contestados. É o que relata o secretário de Trânsito e Transportes, Wanderley Barroso de Faria.

“Não fizemos apenas as adequações solicitadas no pedido de impugnação, decidimos ir além. Em conjunto com outros segmentos, elaboramos um edital pensando em atrair uma quantidade maior de interessados para atuar no município”, explanou.

Entre as mudanças no edital adiantadas pelo titular da pasta, destaque para a redução da frota, reajustes na tarifa e modificações no itinerário. Segundo Wanderley Barroso, era necessário oferecer um serviço de acordo com a demanda da população.

“Cada cidade possui características diferentes e estamos trabalhando para oferecer o melhor ao município. A empresa que vencer a licitação terá que apresentar um projeto dentro de 180 dias sobre mudanças para melhorar o serviço. O estudo será conduzido em conjunto com as equipes da Settrans. Um ponto a ser avaliado é a quantidade de paradas de ônibus, pois certamente existem algumas desnecessárias”, completou.

Conforme apurou a reportagem, nove veículos circulam pelas ruas de Araguari. Ainda assim, a expectativa é que o número se torne maior com a escolha da nova empresa. Assim, o município contaria com dez ônibus atuando na zona urbana e nos distritos, além de dois destinados para a reserva. Para outras informações, basta entrar em contato com o Departamento de Licitações, pelo telefone 3690-3280.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: