Georreferenciamento moderniza fiscalização do IPTU e amplia atualização cadastral em Araguari
sáb, 27 de junho de 2026 16:08Da Redação

Foto 1: Reunião na CDL Araguari debateu o uso do georreferenciamento na atualização do IPTU.
Na manhã desta sexta-feira, 26, foi realizada uma reunião na CDL Araguari, a pedido do presidente Antônio Ferreira de Morais Júnior, com a presença do prefeito, representantes do município, lideranças locais e representantes da imprensa. O encontro debateu a implementação do sistema de georreferenciamento na cidade, medida que visa modernizar a fiscalização tributária e atender orientações dos Tribunais de Contas, corrigindo defasagens que persistiam há décadas.
Segundo a CDL, foram esclarecidos alguns pontos, entre eles a regularização cadastral e o impacto no IPTU. Com o uso da nova tecnologia por imagem, foram identificados milhares de imóveis com áreas construídas ampliadas que não haviam sido regularizadas junto à Prefeitura, o que explica ajustes no valor final de determinados carnês. Do total de 67 mil carnês emitidos, foram registradas cerca de 400 reclamações formais, o que representa menos de 1% do total, e a maioria dos contribuintes que procurou atendimento compreendeu que pagava valores menores nos anos anteriores devido a cadastros defasados.
Também foi destacado que os parâmetros de cálculo do valor venal continuam seguindo critérios estruturais previstos em decretos antigos, como o de 1984, considerando a destinação do imóvel e coeficientes de qualidade, como acabamentos, número de banheiros e piscinas. Com a atualização, o município projeta que a arrecadação do IPTU passe de R$ 46 milhões para mais de R$ 64 milhões, representando um incremento real entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões nos cofres públicos, após aplicação de descontos e benefícios.
Outro ponto abordado foi que o novo Código Tributário Municipal desvinculou a isenção do antigo teto rígido de 70 m², passando a adotar critérios socioeconômicos. Com isso, houve ampliação das isenções tributárias para aposentados de baixa renda, beneficiários do LOAS e famílias com dependentes com necessidades especiais.
As autoridades também alertaram que a atualização fiscal é obrigatória por lei. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), municípios que deixam de arrecadar receitas próprias por falta de fiscalização ficam impedidos de receber recursos e emendas federais. Além disso, Araguari se prepara para integrar o cadastro imobiliário à base de dados nacional dos cartórios, em conformidade com as diretrizes da Reforma Tributária.
A Prefeitura informou que está adaptando a nova lei de descontos e os critérios para os contribuintes que se enquadram nas regras, reforçando a necessidade de atenção da população às atualizações.
De acordo com o prefeito Renato Carvalho, a reunião na CDL teve como objetivo esclarecer dúvidas e dar transparência às mudanças, especialmente junto aos comerciantes, à CDL e à ACIA, com a presença de representantes e lideranças locais.

Foto 2: Medida busca modernizar a fiscalização tributária e ampliar a justiça fiscal no município.
Divulgação
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- Presença policial segue forte dentro da Operação “Cerco Fechado” sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo intensifica limpeza urbana e reforça ações de combate à dengue sáb, 27 de junho de 2026
- Bancos, comércio e escolas estão com horários alternados devido ao jogo da Seleção Brasileira nesta segunda-feira sáb, 27 de junho de 2026
- Georreferenciamento moderniza fiscalização do IPTU e amplia atualização cadastral em Araguari sáb, 27 de junho de 2026
- BR-050 tem mais uma tarde de trânsito parado devido a incêndio em carreta sáb, 27 de junho de 2026
- Em ações voltadas para o Bairro Rosário, Vereador Guilherme Santana solicita melhorias na Praça da Medalha Milagrosa e construção de sanitários na Praça do Rosário sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura de Grupiara conquista novo ônibus escolar em parceria com o deputado federal Zé Vitor sáb, 27 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...