Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Garimpeira: 3º Encontro de Brechós e Desapegos acontece no próximo sábado

qui, 6 de outubro de 2022 08:08

Da Redação

O evento acontece no Ginásio do Imepac

O brechó é um tipo de negócio voltado para compra e venda de artigos usados, especialmente peças relacionadas ao vestuário masculino, feminino e infantil. É uma das mais antigas atividades comerciais. Em países como a China, Índia e Bangladesh o comércio de usados existe a milênios. No Brasil, o termo brechó apareceu por causa de um mascate chamado Belchior que vendia produtos de segunda mão no Rio de Janeiro. O lugar se tornou popular e as pessoas adaptaram o nome Belchior para Brechó. A partir daí o termo passou a ser utilizado para nomear os locais que vendiam produtos usados.

No próximo sábado, 8, acontece o 3º Encontro de Brechós e Desapegos, Garimpeira, das 9h às 18h, no Ginásio do Imepac. Segundo a publicitaria, psicóloga e idealizadora do encontro, Joaine Fabiano, a entrada é franca, porém quem quiser, pode doar um litro de leite, que será posteriormente doado para instituições filantrópicas.

“O Garimpeira é um encontro de brechós e desapegos que viabiliza o consumo consciente. O evento nasceu de uma vontade minha em promover uma reunião dos principais brechós de Araguari, afim de disseminar a ideia de sustentabilidade, através da rotatividade de roupas, acessórios, maquiagens, calçados, etc”, disse a idealizadora do encontro.

Joaine Fabiano também informou que como uma frequentadora de brechós, foi observando que essa prática em Araguari ainda é pouco difundida; mas que nos grandes centros é uma atividade comum, uma prática que faz parte da rotina das consumidoras.

“O evento também busca desmistificar a ideia de que roupa de brechó é sinônimo de roupa velha, já que todas as nossas expositoras têm o maior cuidado com a curadoria, que se trata do ato de cuidar da peça antes de comercializar. Outro diferencial de se consumir em brechó é o ato de “garimpar” peças únicas e com valor afetivo. Há quem passe horas em um brechó procurando aquela peça que melhor representa seu estilo”, explicou Joaine.

Vale salientar que, o “Garimpeira” está em sua terceira edição, as outras duas foram realizadas antes da pandemia. O evento contará com mais de 20 expositoras.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: