Fundação Araguarina de Educação e Cultura participa da 7ª Rodada Regional do Patrimônio
sex, 2 de junho de 2017 05:56Com Assessoria
O Museu Professor Hugo Machado da Silveira, na cidade de Patrocínio, recebeu ontem, 1º, a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em parceria com o governo municipal, através da secretaria de Cultura e Fundação Casa da Cultura daquela cidade.

Fernando Pimentas Marques, Luiz Gustavo Molinari Mundim, Jean Laverdi e Consuelo Montes
Crédito: Faec
O encontro reuniu agentes públicos para que os técnicos do Instituto façam esclarecimentos sobre a Deliberação Normativa referente ao ICMS Patrimônio e discutiram também políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.
Estiveram presentes secretários e prefeitos de cidades da região; representando Araguari o presidente da Faec – Jean Laverdi e a historiadora da divisão de Patrimônio Histórico da Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Consuelo Montes.
Coube ao diretor do IEPHA conduzir os trabalhos, fazendo vários esclarecimentos sobre o ICMS Patrimônio Cultural e explicando a importância dos levantamentos corretos dos dados dos municípios, da conservação dos bens materiais e imateriais que compõem o acervo patrimonial das cidades e como são aplicadas as leis estaduais que regulamentam o tema.
“Ao longo do dia, o diretor do IEPHA e a comitiva que o acompanhou esclareceram dúvidas e passaram informações aos presentes, destacando sempre a relevância da ação conjunta das diversas secretarias municipais para a obtenção de pontuação para que as cidades recebam os repasses do ICMS Patrimônio Cultural. A nova deliberação normativa, que deve ser observada pelos gestores municipais, é baseada em três linhas de atuação: gestão, proteção e salvaguarda/promoção”, conforme explicou Consuelo Montes.
“O ICMS Cultural fortalece o orçamento do município, assegurando-lhe investimentos financeiros em realizações significativas para as comunidades. Proteger o patrimônio é, assim, garantir mais verba pública, além de organizar o espaço urbano e proteger a memória e identidade dos cidadãos”, finalizou Jean Laverdi.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Rede Sindijori entrevista Flavio Roscoe, candidato a Governador de Minas pelo PL qua, 30 de setembro de 2026
- Sete meses depois, encosta em JF segue sem solução ter, 29 de setembro de 2026
- Educação promove formação continuada para profissionais da Rede Municipal de Ensino ter, 29 de setembro de 2026
- América e União mantêm 100% ter, 29 de setembro de 2026
- Polícia Militar orienta para golpes de vendas falsas de veículos pela internet ter, 29 de setembro de 2026
- Com nova frente de terraplenagem, obras de duplicação avançam na BR-365 ter, 29 de setembro de 2026
- Inglaterra vence Portugal e conquista a Taça Aman na Panda Mito ter, 29 de setembro de 2026
- Vôlei sentado passa a integrar modalidades paralímpicas oferecidas em Araguari ter, 29 de setembro de 2026
- Amanhece vence duelo de invictos, e América domina clássico contra o Grêmio ter, 29 de setembro de 2026
- Duas pessoas morreram em acidente grave na BR-365 ter, 29 de setembro de 2026
> > Veja mais notícias...