Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Frigorifico de frangos é interditado por maus-tratos em Araguari

qui, 12 de setembro de 2024 08:03

Da Redação

Frigorifico de frangos é interditado por maus-tratos em Araguari

Nesta terça-feira, 10, o Procon/MG representado pelo órgão municipal em Araguari, realizou uma operação conjunta solicitada pela 4ª Promotoria de Justiça de Araguari, tendo como foco um frigorífico de abate de frangos localizado no município.

 

Os fiscais do Procon-MG, realizaram a ação, com a participação de peritos médicos veterinários, credenciados na Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), um fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG) e policiais militares.

 

Segundo a nota emitida pela 4ª Promotoria de Justiça, os peritos constataram que o equipamento de insensibilização, que permite o abate humanitário das aves, apresentava defeitos, sendo insuficiente para provocar a perda de consciência dos animais. O laudo pericial também indicou que o tempo de espera entre o transporte e o abate era excessivamente elevado e que as aves demonstravam sinais de desconforto e cansaço.

 

Outra irregularidade encontrada pelos ficais foi no sistema de refrigeração das salas de evisceração e embalagem eram inadequados, com temperaturas mantidas acima do valor máximo permitido pela legislação. O controle de temperatura deficiente pode comprometer a segurança sanitária dos produtos destinados ao mercado de consumo.

 

Outro problema constatado segundo o MP está condicionado a documentação da indústria, que também estava irregular, com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vencida desde julho de 2023.

 

A indústria de frango só poderá retomar suas atividades após comprovar à Promotoria de Justiça que todas as irregularidades foram corrigidas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: