Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Francesa se torna a primeira mulher a apitar na Copa do Mundo masculina

qui, 1 de dezembro de 2022 08:02

Da Redação

Stéphanie Frappart tem 38 anos e muita experiência no apito

Stéphanie Frappart será a primeira mulher na história a apitar um jogo de Copa do Mundo masculina. A francesa de 38 anos de idade foi escalada pela Fifa para comandar a partida entre Costa Rica e Alemanha, hoje, 16h (horário de Brasília).

O trio de arbitragem, aliás, será feminino. A brasileira Neuza Inês Back atuará como auxiliar, ao lado da mexicana Karen Díaz Medina. O quarto árbitro será o hondurenho Said Martínez.

A partida, a ser disputada no Estádio Al-Bayt, ajudará a definir os classificados do Grupo E. No mesmo horário, Japão e Espanha se enfrentam no Estádio Internacional Khalifa.

Os espanhóis chegam à última rodada na liderança, com quatro pontos, seguidos por japoneses e costarriquenhos, que têm um ponto a menos. Com apenas um, os alemães precisam vencer para avançar às oitavas de final.

Stéphanie Frappart está um pouco acostumada a ser a primeira em tudo: a primeira árbitra principal da segunda divisão da França (2014); a primeira árbitra mulher da primeira divisão masculina (2019); a primeira árbitra mulher da Supercopa Europeia em agosto de 2019; a primeira árbitra da Liga dos Campeões em dezembro de 2020, a primeira árbitra de um campeonato europeu em 2021… E agora a Copa do Mundo no Catar.

Ex-jogadora da AS Herblay na região de Paris, ela é árbitra desde os 13 anos de idade. Frappart jogou na segunda divisão francesa durante cinco temporadas antes de ser promovida à primeira divisão na metade de 2019, algo que nenhum outro árbitro sênior havia conseguido fazer até então. Frappart rapidamente ganhou elogios unânimes dos envolvidos no futebol, tanto em campo quanto no banco.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: