Formação continuada fortalece práticas pedagógicas na Rede Municipal
qui, 28 de maio de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Professores participaram de momentos de aprendizado e troca de experiências durante as formações continuadas.
A formação continuada é essencial para os profissionais da educação, pois possibilita a atualização constante de conhecimentos, metodologias e práticas pedagógicas. Em um cenário marcado por mudanças rápidas, novas tecnologias e diferentes necessidades dos estudantes surgem a todo momento, exigindo dos educadores preparo e adaptação contínuos. Mais do que aprimorar o processo de ensino, a formação também contribui para o crescimento profissional e pessoal dos professores, além de incentivar a troca de experiências e o fortalecimento das práticas em sala de aula. Dessa forma, os alunos passam a ter acesso a um ensino mais dinâmico, inclusivo e eficiente, refletindo diretamente na qualidade da educação oferecida à comunidade.
Entre os dias 18 e 22 de maio, a Rede Municipal de Ensino vivenciou momentos de aprendizado, reflexão e troca de experiências durante o Módulo 2 das formações continuadas. Respeitando a rotina de cada educador, os encontros foram realizados nos respectivos horários de trabalho dos professores.
As formações foram organizadas por anos de escolaridade e abordaram diferentes temáticas voltadas ao fortalecimento do ensino e à melhoria da aprendizagem dos estudantes. No eixo do Pacto Nacional e do Pacto Mineiro pela Alfabetização, o destaque foi para a importância de uma transição planejada e acolhedora das crianças, garantindo a recomposição das aprendizagens. As discussões enfatizaram a intencionalidade pedagógica, reforçando que cada atividade de leitura, escrita e interpretação deve possuir objetivos claros para assegurar a alfabetização na idade certa.
Já na formação “A Arte de Planejar”, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o planejamento de aula foi apresentado como uma ferramenta viva de inclusão e participação. A proposta destacou que planejar vai além da aplicação de atividades, envolvendo também a reflexão sobre estratégias capazes de garantir que todos os alunos aprendam de forma significativa.
Outro destaque foi a formação sobre Adaptação Curricular, promovida pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI). O encontro reuniu professores do G4, G5, do 6º ao 9º ano e disciplinas afins em um espaço voltado à construção de práticas pedagógicas mais acessíveis e inclusivas, respeitando as singularidades de cada estudante.
Os professores da área de computação também participaram de um módulo específico, dividido em dois momentos. No primeiro, Dênia Hilda, diretora pedagógica da Cybergenios, apresentou possibilidades práticas de utilização da plataforma educacional. Em seguida, Priscila Mendes Carneiro, do NTM, orientou os profissionais sobre o uso das atividades diferenciadas disponíveis no drive compartilhado, como suporte para o trabalho diário em sala de aula.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MOMENTO DO VÔLEI – 28 DE MAIO qui, 28 de maio de 2026
- Atletas que defenderam Araguari no Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas são convocados para a Seleção Sub-23 qui, 28 de maio de 2026
- Formação continuada fortalece práticas pedagógicas na Rede Municipal qui, 28 de maio de 2026
- Melhorias na iluminação dos CESACs são requisitadas para atender o Campeonato Interbairros qui, 28 de maio de 2026
- Rodovias da região estão com trânsito controlado para realização de obras qui, 28 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 28 DE MAIO qui, 28 de maio de 2026
- Prefeitura e FIEMG promovem Encontro Empresarial em Araguari qui, 28 de maio de 2026
- Cascalho Rico avança no combate à Dengue com monitoramento estratégico por Drones e Inteligência de Dados qui, 28 de maio de 2026
- Polícia Militar, em apoio à Polícia Penal, localiza barras de maconha no Distrito Industrial qui, 28 de maio de 2026
- Prefeitura de Indianópolis e Polícia Civil promovem palestra sobre Crimes Cibernéticos para alunos da Rede Municipal qui, 28 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...