Formação continuada fortalece práticas pedagógicas na Rede Municipal
qui, 28 de maio de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Professores participaram de momentos de aprendizado e troca de experiências durante as formações continuadas.
A formação continuada é essencial para os profissionais da educação, pois possibilita a atualização constante de conhecimentos, metodologias e práticas pedagógicas. Em um cenário marcado por mudanças rápidas, novas tecnologias e diferentes necessidades dos estudantes surgem a todo momento, exigindo dos educadores preparo e adaptação contínuos. Mais do que aprimorar o processo de ensino, a formação também contribui para o crescimento profissional e pessoal dos professores, além de incentivar a troca de experiências e o fortalecimento das práticas em sala de aula. Dessa forma, os alunos passam a ter acesso a um ensino mais dinâmico, inclusivo e eficiente, refletindo diretamente na qualidade da educação oferecida à comunidade.
Entre os dias 18 e 22 de maio, a Rede Municipal de Ensino vivenciou momentos de aprendizado, reflexão e troca de experiências durante o Módulo 2 das formações continuadas. Respeitando a rotina de cada educador, os encontros foram realizados nos respectivos horários de trabalho dos professores.
As formações foram organizadas por anos de escolaridade e abordaram diferentes temáticas voltadas ao fortalecimento do ensino e à melhoria da aprendizagem dos estudantes. No eixo do Pacto Nacional e do Pacto Mineiro pela Alfabetização, o destaque foi para a importância de uma transição planejada e acolhedora das crianças, garantindo a recomposição das aprendizagens. As discussões enfatizaram a intencionalidade pedagógica, reforçando que cada atividade de leitura, escrita e interpretação deve possuir objetivos claros para assegurar a alfabetização na idade certa.
Já na formação “A Arte de Planejar”, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o planejamento de aula foi apresentado como uma ferramenta viva de inclusão e participação. A proposta destacou que planejar vai além da aplicação de atividades, envolvendo também a reflexão sobre estratégias capazes de garantir que todos os alunos aprendam de forma significativa.
Outro destaque foi a formação sobre Adaptação Curricular, promovida pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI). O encontro reuniu professores do G4, G5, do 6º ao 9º ano e disciplinas afins em um espaço voltado à construção de práticas pedagógicas mais acessíveis e inclusivas, respeitando as singularidades de cada estudante.
Os professores da área de computação também participaram de um módulo específico, dividido em dois momentos. No primeiro, Dênia Hilda, diretora pedagógica da Cybergenios, apresentou possibilidades práticas de utilização da plataforma educacional. Em seguida, Priscila Mendes Carneiro, do NTM, orientou os profissionais sobre o uso das atividades diferenciadas disponíveis no drive compartilhado, como suporte para o trabalho diário em sala de aula.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cooperativa recupera R$ 622 milhões do Funrural sex, 7 de agosto de 2026
- 273 municípios podem aderir à universalização do saneamento; saiba quais sex, 7 de agosto de 2026
- Expocachaça reúne 2 mil rótulos em BH qui, 6 de agosto de 2026
- Missão do SINDVEL ao Vietnã busca ampliar autonomia tecnológica do Vale da Eletrônica qui, 6 de agosto de 2026
- Tráfego na BR-365 terá fiscalização reforçada a partir desta quinta-feira, 6 de agosto qui, 6 de agosto de 2026
- Câmara retoma sessões ordinárias e aprova projetos do Executivo qui, 6 de agosto de 2026
- Agosto Dourado destaca benefícios da amamentação para mães e bebês qui, 6 de agosto de 2026
- MOMENTO DE VÔLEI – 06 DE AGOSTO qui, 6 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 06 DE AGOSTO qui, 6 de agosto de 2026
- Prefeitura promove programação cultural para celebração dos 138 anos de Uberlândia qui, 6 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...