Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Finados: cemitérios do município estão preparados para receber a população

qua, 2 de novembro de 2022 08:17

Da Redação

Várias pessoas compram flores para homenagear os entes queridos falecidos

Hoje, 2, é celebrado o Dia de Finados; mas um fato que grande parte da população desconhece é que essa celebração aconteceu nessa data pela primeira vez há mais de um milênio, no ano de 998, conforme informações do site oficial da Igreja Católica. Segundo o Vaticano, a reunião de homenagens em uma data especial foi uma criação do abade francês Odilo de Cluny, que viveu entre os séculos 10 e 11.

Mesmo depois da determinação de Odilo de Cluny ten, foi apenas no começo do século 20 que a data foi universalizada. Em 1915, o papa Bento XV consentiu que os sacerdotes celebrassem missas pelos mortos, de acordo com informações da Igreja Católica.

Em Araguari, os cemitérios estão prontos para as visitações de Finados, o diretor dos cemitérios, Weferson Torres fez uma visita técnica aos cemitérios pertencentes ao município, são eles: Bom Jesus; Park; dos distritos de Amanhece e Piracaíba; e das comunidades de Campo Redondo, Florestina e Santo Antônio.

Conforme a Secretaria de Obras, devido ao trabalho de conservação exercido ao longo do ano, foram necessários pequenos ajustes para deixar os espaços prontos para os visitantes.

A secretaria orienta que os visitantes não levem flores naturais e nem objetos que acumulem água e evitem caminhar sobre as sepulturas antigas.

O diretor dos cemitérios ainda informou que três missas estão definidas para hoje. Duas delas ocorrem no Bom Jesus, às 9h30 e às 15h30. A outra acontece no Cemitério Park, às 9h30.

Ontem, 1º, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a administração do cemitério Bom Jesus para saber qual é a expectativa de visitantes para o Dia de Finados. “Da última sexta-feira, 28, até hoje, estamos esperando de 3 a 5 mil pessoas. O horário de funcionamento é das 7h às 18h”, ressaltou.

Vale destacar que, vinte e sete barraquinhas estão instaladas em frente ao cemitério Bom Jesus, para atender as pessoas que não tiveram tempo de se preparar antes das visitas. Nelas, os comerciantes podem definir o horário de expediente, de acordo com a demanda e suas necessidades.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: