Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Fiéis católicos são convidados a vivenciar práticas de oração, jejum e penitência

ter, 13 de fevereiro de 2018 05:05

por Stella Vieira

Quaresma tem início na Quarta-Feira de Cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa

A Quarta-Feira de Cinzas, celebrada no dia 14 de fevereiro, marca o início do tempo quaresmal para a igreja católica. Durante esse período, os fiéis são incentivados a vivenciar as práticas de oração, jejum e penitência, além de serem convidados a refletir o tema abordado pela Campanha da Fraternidade 2018.

Fiéis são convidados a participar da celebração da Quarta-Feira de Cinzas

Fiéis são convidados a participar da celebração da Quarta-Feira de Cinzas

 

De acordo com o frei Manoel Gomes Barbosa, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a Quarema é um período de grande importância para a igreja católica. “A Quaresma tem início com a Quarta-Feira de Cinzas e essa é uma celebração para recordarmos a nossa fragilidade e mortalidade enquanto seres humanos”.

A igreja propõe que os fiéis vivam quarenta dias de oração, jejum e penitência em preparação para a Páscoa. “Para os católicos, esse é um momento em que nos preparamos para a Páscoa, que é o principal evento dentro da igreja católica. Durante esses quarenta dias, nós somos chamados a voltar nosso olhar a Deus de forma prática, confessando nossos pecados, praticando boas ações, sendo solidários com os sofredores e deixando de lado o que é supérfluo em nossas vidas. A Quaresma é um chamado à conversão”.

Durante o período da Quaresma, muitos fiéis costumam fazer um compromisso, como deixar de comer algum tipo de alimento, participar diariamente das celebrações da missa, dentre outros. Para Thiago Nascimento, 36 anos, esse período é um tempo de reflexão, em que os fiéis devem se concentrar na própria fé. “É um momento de penitência e de reconhecer a nossa fraqueza e a misericórdia de Deus. Buscamos refletir sobre a nossa santidade e lutamos contra aquilo que nos afasta de Deus. É um tempo de esperança”.

O fiel Vitor Rodrigues, 22 anos, afirma que o período quaresmal propicia um momento de interiorização e autoconhecimento. “Esse é um momento muito forte, de preparação para a maior festa da igreja católica, que é a ressureição de Jesus Cristo. Esse é um momento para alinharmos nossa vida com a de Jesus e vivermos uma mudança completa e profunda do nosso coração”.

Vitor Rodrigues ressalta que a penitência auxilia o fiel a viver a conversão. “São práticas que os cristãos se propõem para poderem ficar cada vez mais preparados para a graça da conversão. A penitência é uma prática na qual nos desfazemos de algo que gostamos ou educamos um hábito vicioso. Para mim, é importante tomar atitudes que vão me educar para que eu consiga ser um homem mais puro, bondoso e misericordioso. A graça vem de Deus, mas é necessário que nos esforcemos também como seres humanos”.

Segundo o frei Manoel Gomes, nessa quarta-feira, 14, será celebrada uma missa voltada aos enfermos, a partir das 15h. “Essa celebração também é conhecida como missa da saúde e teremos a distribuição das cinzas para aqueles que vierem”. A celebração da Quarta-Feira de Cinzas ocorrerá às 19h30 em todas as comunidades pertencentes à paróquia. “Iremos celebrar as missas nas comunidades São Francisco de Assis, Desatadora dos Nós, Frei Galvão e em Fátima ao mesmo tempo. Convidamos a todos a participarem conosco desse momento bonito da nossa igreja”.

Campanha da Fraternidade 2018

Esse ano, a Campanha da Fraternidade 2018, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traz o tema “Fraternidade e superação da violência”. “A cada ano a igreja do Brasil celebra a campanha da fraternidade, que se tornou uma tradição. Esse ano, o lema foi tirado do capítulo 23 do evangelho de São Mateus, no versículo 8, que diz ‘Vós sois todos irmãos’”, comenta o frei Manoel Gomes.

O objetivo da campanha é constituir a fraternidade, através da promoção da cultura da paz, reconciliação e justiça. Dentre os objetivos específicos desse ano, estão a análise das múltiplas formas de violência, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas; identificação do alcance da violência nas realidades urbana e rural de nosso país, propondo caminhos de superação a partir do diálogo, da misericórdia e da justiça; valorização da família e da escola como espaços de convivência fraterna, de educação para a paz e de testemunho do amor e do perdão; dentre outros.

Segundo o frei, o tema da campanha é muito significativo para o momento do país. “Constituir a fraternidade promovendo a cultura da paz é muito importante para nós. Além disso, temos também a proposta de anunciar a boa-nova da fraternidade e da paz, estimulando sempre ações concretas que expressem a conversão de todos ao longo desse período quaresmal. Para isso, temos um texto base da Quaresma que é bastante interessante e nos aponta detalhes impressionantes sobre a situação do Brasil, que está infinitamente acima de outros países no quesito violência”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: