Fibromialgia, Mal de Alzheimer e Lúpus são abordados na campanha ‘Fevereiro Roxo’
sáb, 2 de fevereiro de 2019 05:35Da Redação
Com o término de janeiro e começo do segundo mês do ano, a campanha muda de cor: Fevereiro Roxo. O período é dedicado à conscientização do Mal de Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus; doenças totalmente distintas, com um fator em comum: não possuem cura, apenas tratamento.
O Alzheimer, em fases iniciais, é caracterizado por lapsos de memória, dificuldade em encontrar palavras certas para objetos, desorientação de tempo e espaço, alterações de humor, isolamento social, entre outros. O diagnóstico precoce auxilia tanto a pessoa quanto os familiares de forma a melhor se prepararem e informarem para lidar com o avanço da doença; além de dar oportunidade para uma vida mais produtiva, com chance de participar de pesquisas que podem identificar novos tratamentos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em âmbito mundial, 47 milhões de pessoas sofram com a doença, sendo que, a cada ano, cerca de 10 milhões de novos casos são registrados. De acordo com a Associação Internacional de Alzheimer, o número de pessoas com a doença no mundo deve chegar a 75 milhões em 2030 e a 132 milhões em 2050.
É importante lembrar que a doença não afeta apenas idosos; o aparecimento de sintomas antes dos 65 anos de idade representa quase 9% dos casos. Com o passar do tempo, a doença pode ir provocando uma deterioração progressiva e irreversível de várias funções cognitivas, como memória, atenção, concentração e linguagem.
Sobre a Fibromialgia, é considerada uma doença silenciosa que causa dores por todo o corpo, provocando fadiga, distúrbios do sono e episódios depressivos. A patologia não é detectável em exames laboratoriais, de forma que ainda não é totalmente conhecida.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) estima que a doença afeta cerca de 3% da população brasileira. Além disso, ela acomete mais mulheres, na faixa etária de 30 a 55 anos; não excluindo casos em pessoas idosas, crianças e adolescentes.
A Fibromialgia não se trata de um transtorno psicológico. “Como boa parte dos pacientes sofre muito porque tem dor crônica, eles acabam sendo imputados como doentes psicológicos, o que não é verdade. Eles sentem dor mesmo. A dor crônica leva à depressão e a depressão leva à dor crônica. Hoje consideramos a depressão como fator agravante de quem tem fibromialgia”, explica o reumatologista e coordenador da Comissão de Dor, Fibromialgia e outras Síndromes de Partes Moles, da SBR, José Eduardo Martinez.
Por último, mas não menos importante, o Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar órgãos e tecidos. A patologia autoimune faz com que o sistema imunológico ataque os tecidos saudáveis do próprio corpo, por engano.
Existem várias doenças autoimunes, calcula-se que mais de 80, mas o Lúpus é uma das mais graves e importantes. Ademais, a doença pode se manifestar de duas formas diferentes, a depender das áreas do corpo que são afetadas. Os sintomas também variam de acordo com as partes afetadas, mas os sinais mais comuns envolvem: fadiga, febre, dores nas articulações, rigidez muscular, inchaços, lesões na pele, dificuldade para respirar, sensibilidade à luz do sol, entre outros.
Não existem fatores de risco pré-determinados, tendo em vista que a doença pode se manifestar em qualque pessoa, independente de idade e sexo. Apesar disso, estudos indicam maior incidência em mulheres e em pessoas com idade entre 20 e 40 anos. Pesquisas apontam a estimativa de que, no Brasil, existam cerca de 65 mil pessoas com Lúpus, sendo a maioria mulheres; acredita-se que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenham a doença.
Um outro denominador comum entre as três doenças é que as formas indicadas para uma possível prevenção envolvem hábitos e estilo de vida saudáveis; incluindo alimentação equilibrada. Hoje, com o fácil acesso à informação de qualidade, não dá para descuidar da saúde, por isso a reportagem do Gazeta do Triângulo trouxe essas informações, como forma de alertar para a campanha ‘Fevereiro Roxo’, engajada em conscientizar e promover discussões sobre os sintomas, predisposições, tratamentos e prevenção dessas doenças.
A princípio, não há atividades programadas no município em alusão à campanha.
Fevereiro Laranja
Fevereiro é um dos meses mais engajados quanto às campanhas de conscientização contra doenças. Além do roxo, outra cor que inspira o mês é laranja, voltada a proporcionar mais informação sobre os mais de 12 tipos de leucemia.
A doença é um tipo de câncer, originada na medula óssea, que acomete os leucócitos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, sangramentos na gengiva e nariz, manchas roxas na pele, entre outros. Especialistas ressaltam que, apesar de serem repentinas e agressivas, muitas leucemias são curáveis, podendo chegar a até 90% de cura.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), havia a estimativa de que a doença afetasse cerca de 10,8 mil pessoas, sendo mais homens, somente em 2018. O diagnóstico precoce é uma das maneiras de possibilitar maior sucesso no tratamento.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MG deixou de arrecadar R$ 128 bilhões sáb, 28 de março de 2026
- Parceria entre UFU e Polo UAB fortalece educação superior em Araguari sáb, 28 de março de 2026
- Alex Peixoto apresenta série de requerimentos com foco em melhorias urbanas, saúde e esporte sáb, 28 de março de 2026
- Roda de conversa alerta estudantes sobre os riscos do uso de drogas sáb, 28 de março de 2026
- Sete times, quatro vagas — quem vai para as semifinais? sáb, 28 de março de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 28 DE MARÇO sáb, 28 de março de 2026
- Cuidar do sorriso: Araguari realiza nova edição da Campanha Sorriso de Estrela sáb, 28 de março de 2026
- Excelência no ensino: prefeitura de Tupaciguara recebe reconhecimento nacional em Brasília sáb, 28 de março de 2026
- Araguari: arma de fogo e munições são localizadas após denúncia anônima levada à Polícia Militar sáb, 28 de março de 2026
- Campeonato Integração do Pica-Pau sáb, 28 de março de 2026
> > Veja mais notícias...