Quinta-feira, 24 de Abril de 2025 Fazer o Login

Fenicafé reúne especialistas, estudantes e produtores de café em Araguari

qui, 25 de fevereiro de 2016 08:07

Com Assessoria

A irrigação e suas técnicas serão debatidas de 8 a 10 de março na 21ª edição da feira

Considerada como referência nacional e internacional, a Fenicafé – Feira Nacional de Cafeicultura Irrigada reúne todos os anos em Araguari, no Triângulo Mineiro, especialistas, estudantes e produtores de café. É uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil. Em 2016, o evento chega à sua 21ª edição e será realizada de 8 a 10 de março, no Pica Pau Country Club.

Fenicafé reúne especialistas, estudantes e produtores de café em Araguari

Fenicafé reúne especialistas, estudantes e produtores de café em Araguari

 

Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. Uma das novidades em 2016 é a rádio “No Ar” — comandada pelo jornalista Fernando Cunha terá flashes ao vivo durante todo o evento.

Para Claudio Morales Garcia, presidente da ACA, exposição é um lugar para troca de experiências e divulgação de novas técnicas de plantio, cuidados e colheita de um dos principais produtos produzidos no Brasil.

Em 2016, a organização espera um público médio de 25 mil pessoas. Com aproximadamente 60 expositores, que ocupam mais de 90 stands, a Feira espera um volume de negócios superiores a 35 milhões de reais.

Serão três dias de evento com palestras, painéis, workshop e debates, contribuindo com informações necessárias para a melhoria contínua da produção do café nacional. Os debates trazem a tecnologia para facilitar o processo cafeeiro e o conhecimento para que o café tenha cada vez mais qualidade, valor diante do consumidor e maior poder de comercialização, com lavouras ambiental e socialmente corretas.

Entre os temas constantes da programação oficial estão “Perspectivas do mercado de café a médio e longo prazos”, com o palestrante: Jefferson Carvalho, analista econômico Rabobank e debate de João Faria da Silva – Terra Forte Exportação de Cafés; Carlos Alberto Santana – Eisa Exportadora e Nelson F. da S. Carvalhaes – Presidente do Conselho Deliberativo – CECAFÉ; “Qualidade do café na visão dos produtores empresários”, com a diretora da Daterra Isabela Paschoal Becker; o painel: “Produção Sustentável de Café na Região do Cerrado Mineiro”.

O segundo dia do evento será marcado  pela abertura do XVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, com o prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes, Pró Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Uniube, Dr. Helvécio Matana Saturnino – Presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Cláudio Morales Garcia – Presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Dr. Gabriel Bartholo – Gerente Geral da Embrapa Café, Dr. Antônio Fernando Guerra – Coordenador Técnico da Embrapa Café, e palestras como “A importância do acompanhamento da lavoura na fertirrigação do cafeeiro”, com prof. Dr. Roberto Lyra Villas Bôas, UNESP/Botucatu; “Fertilizantes em fertirrigação: aproveitamento pelo cafeeiro e vantagens/desvantagens da nutrição exclusiva via sistema de irrigação”, com o consultor de Fertirrigação, ICL Brasil, Luiz Dimenstein, “Manejo de irrigação visando o máximo aproveitamento técnico e econômico dos sistemas de irrigação para o cafeeiro”, com o palestrante: Dr. Everardo Chartuni Mantovani, UFV, “Qualidade sensorial do café condicionada ao déficit hídrico”, ministrada por Dr. Pierre Marraccini, Cenargen Embrapa.

No último dia da programação haverá explanação sobre “Importância do Manejo Integrado de Pragas (MIP) no manejo de resistência dos defensivos agrícolas”, com o palestrante: Prof. Dr. Geraldo Papa, UNESP Ilha Solteira, “Disponibilização dos nutrientes ao cafeeiro pelos microrganismos do solo”, ministrada pelo prof. Dr. Fernando Dini Andreote – Departamento Ciência do Solo, ESALQ/USP, “Queda de frutos chumbinhos: motivos fisiológicos e o que fazer para um melhor aproveitamento e pegamento da florada”, pelo professor da Ufla Dr. José Donizete Alves, UFLA, “Nutrição na pós-colheita do café e relações com a fitossanidade”, com Roberto Santinato, MAPA Procafé, e para finalizar “O Impacto do manejo de plantas daninhas na produtividade e aproveitamento dos nutrientes pelo cafeeiro”, com o prof. Dr. Cláudio Pagotto Ronchi, UFV – Campus Florestal.

A Fenicafé é promovida pela ACA e Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), Embrapa Café, prefeitura e Câmara Municipal de Araguari.

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: