Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Feira das Nações encerra o calendário escolar

qui, 12 de junho de 2014 02:03
Na véspera da Copa do Mundo, evento apresenta curiosidades sobre o 32 países participantes
O clima da Copa contagiou os alunos que aceitaram o desafio de conhecer melhor alguns países. Foto: Araípedez Luz P10/SECOM/PMU

O clima da Copa contagiou os alunos que aceitaram o desafio de conhecer melhor alguns países.
Foto: Araípedez Luz P10/SECOM/PMU

DA REDAÇÃO – O clima de euforia, torcida e diversidade já contagiou grande parte dos brasileiros. Sediar o maior campeonato de futebol, para muitos, é um privilégio aguardado desde 1950. Em Uberlândia não seria diferente, em especial nas escolas. Embalados pelo clima da Copa, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Jacy de Assis realizou ontem (11) a Feira das Nações. No universo de 1,3 mil alunos, cerca de 800 participaram diretamente da elaboração e execução do projeto. O evento tem como objetivo estimular no aluno a capacidade de liderar, criar e organizar as atividades que desenvolve diariamente. Segundo a diretora da escola, Luciana Sousa Barbosa, o projeto possibilita aos alunos ampliar os conhecimentos do mundo, relacionando os conteúdos estudados.

            Durante quase dois meses, os alunos deram início aos preparativos para a realização da feira. Ao todo são 19 salas que estarão caracterizadas e os estudantes vestidos a caráter. Foram feitas diversas pesquisas para descobrir curiosidades, aspectos históricos, culturais, geográficos, econômicos, científicos e naturais de cada um dos 32 países que participam da Copa. Na feira, os convidados e os próprios alunos se interagiram e aprenderam um pouco sobre música, dança, pontos turísticos, comidas típicas, idiomas e outras peculiaridades de várias nações. Karollyne Alexsandra Almeida, do 7º ano, pesquisou sobre a Coréia do Sul. “Estou muito empolgada, já aprendi muito sobre aquele país tão distante e diferente. São várias tradições, diferenças e costumes de nós aqui na América do Sul, mas uma das coisas que mais gostei, por exemplo na culinária, é aprender a fazer e comer o yakissoba”, disse.

            Já sala do 8º ano, a turma se mostrou animada com as cores azul, branco e vermelho. O país? Chile. A turma está afiada sobre assuntos ligados a essa nação. Eles sabem, por exemplo, que fica no Chile o lugar mais seco do planeta: o Deserto do Atacama, com 200 kmd e extensão, localizado em San Pedro de Atacama.

Através do intercâmbio de informações, cada aluno da escola Jacy de Assis aprendeu uma lição: conhecimento nunca é demais. “Podemos viajar de várias formas e aprender cada vez mais sobre tudo de uma nação, quem sabe um dia podemos até mesmo conhecê-la bem intimamente”, finalizou a aluna Karollyne.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: