Fechamento do Pace motiva reunião no Hemocentro Regional de Uberlândia
qui, 30 de maio de 2019 05:28Da Redação
Na manhã desta quarta-feira, 29, os vereadores Wesley Lucas de Mendonça (PPS) e Ana Lúcia Prado (PTB), seguiram para Uberlândia onde se reuniram com o coordenador do Hemocentro Regional – Hemominas, Paulo Henrique para discutir a situação do possível fechamento do Posto Avançado de Coleta Externa (Pace).
A reunião contou ainda com a presença de representantes do Rotary Clube de Araguari, além do secretário de Saúde, Guilherme Afonso. Na ocasião, Paulo Henrique voltou a justificar o fechamento da unidade devido “à fraca movimentação, junto a um contingenciamento do Estado”. Conforme ofício encaminhado ao município, a direção do hemocentro Hemominas, propõe a desativação do Pace em até 60 dias. Segundo o documento, Araguari nunca atingiu o quantitativo programado de coletas, chegando em, no máximo, 80% que podem ser atendidos em Uberlândia.
Durante a conversa, o coordenador demonstrou ainda certa preocupação com a gestão da unidade e ressaltou que, desde o início do funcionamento da unidade em Araguari, houve diversos problemas relacionados à insubordinação de funcionários e que a rotatividade de servidores neste período foi grande, prejudicando o atendimento.
Após ouvir as demandas, o secretário de Saúde apresentou propostas, a fim de solucionar o impasse. Dentre elas está a realização de um processo seletivo, visando disponibilizar uma equipe própria para ser responsável pelos atendimentos e que nos outros dias da semana, o posto poderia sediar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para oferecer serviços médicos à população da região central. Além disso, ele ressaltou que poderá reformular o Termo de Cooperação com o Hemocentro para que os funcionários do Pace sejam subordinados às normas técnicas e orientações que regem questões relacionadas à triagem e hemoterapia.
A ideia foi bem recebida pelo coordenador do Hemocentro Regional, entretanto, ele ressaltou que existe necessidade de realização de treinamento para qualificar a equipe. “O coordenador foi categórico e justificou que há necessidade de realizar várias mudanças no atendimento que está sendo oferecido em Araguari. Conforme ressaltou, ele irá analisar as propostas, mas diante da forma com que o serviço está sendo oferecido o fechamento do Pace será difícil de ser revertido,” afirmou Wesley Lucas de Mendonça.
A instalação do posto de coleta em Araguari foi possível através da ajuda e parceria por meio do grupo Encontro de Jovens em Cristo (EJC) e do Rotary Clube. Hoje, o Pace funciona apenas às terças-feiras, na parte da manhã, das 7 às 11h30, o que dificulta a coleta de doadores no município devido à falta de flexibilidade nos horários de atendimento.
Segundo o vereador e presidente da Câmara Municipal Wesley Lucas, o contingenciamento do Estado não é motivo suficiente para o fechamento da unidade sendo que “o aluguel é pago pelo município, grande parte dos funcionários é da prefeitura e o maquinário foi disponibilizado pelo Rotary.”
“Estamos preocupados com a situação, pois além de ser um serviço importante para a cidade, o Rotary realizou doações dos equipamentos para contribuir com o funcionamento do Pace e diante disso, estamos nos empenhando para manter a unidade em funcionamento. Araguari está crescendo e em breve será construído um Hospital Universitário que aumentará atendimentos e consequentemente a demanda,” ressaltou o vereador.
Diante disso, a intenção da equipe é recorrer à esfera estadual com apoio dos deputados e também ao governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) para sejam oferecidas as condições necessárias para que o Hemominas continue desenvolvendo ações no município.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Coluna: Furando a Bolha (03/10) qui, 3 de outubro de 2024
- Coluna: Da Redação (02/10) qua, 2 de outubro de 2024
- Legislativo promove primeira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 2 de outubro de 2024
- Eleições Municipais: proibição de prisões para eleitores começou ontem qua, 2 de outubro de 2024
- Fúria nos Trilhos da Emancipação: a história de Araguari nas mãos de Carlos Bedrossian qua, 2 de outubro de 2024
- Eleição municipal conta com esquema especial da Polícia Militar qua, 2 de outubro de 2024
- Tempo seco faz com que queimadas sejam constantes em Araguari qua, 2 de outubro de 2024
- Rodovias federais da região recebem atenção especial no domingo de eleições qua, 2 de outubro de 2024
- A competição apresentou grandes jogos e um nível altíssimo de futebol ter, 1 de outubro de 2024
- Evangelho Pleno e Elshadday A vencem seus duelos e vão disputar o título ter, 1 de outubro de 2024
> > Veja mais notícias...
Como pode ituiutaba ter um Hemocentro e Araguari não? Na minha opinião falta força política.