Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Farmácias de Atenção Básica e de Componente Especializado realizam 12.200 atendimentos

sex, 15 de setembro de 2023 08:04

Da Redação

A Farmácia de Componente Especializado funciona juntamente com a Farmácia Municipal Central
Divulgação

O uso racional de medicamentos é de suma importância para garantir o tratamento adequado das doenças, evitar o surgimento de efeitos colaterais e reduzir o desperdício de recursos públicos.

Sabendo disso, no dia 13, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde divulgou para a população os números de atendimentos nas farmácias de Atenção Básica e de Componente Especializado. Segundo a prefeitura foram realizados mais de 11 mil atendimentos na Farmácia de Atenção Básica e 1200 na Farmácia de Componente Especializado.

Ressalta-se que, os medicamentos disponíveis nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) são destinados ao atendimento das principais necessidades do nível da Atenção Primária à Saúde (APS). Já o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) busca assegurar, no Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso ao tratamento medicamentoso de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico prolongado, com alto custo unitário, e cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde.

Ainda, conforme a prefeitura, a Farmácia de Componente Especializado funciona juntamente com a Farmácia Municipal Central, localizada na rua Doutor Afrânio, 187, Centro, de segunda à sexta, das 8h às 10h50 e das 13h às 16h. Nela são distribuídos os remédios para tratamentos de maior complexidade.

A população também pode optar pela Farmácia Municipal, que atende de segunda à sexta, das 7h às 17h e disponibiliza medicamentos de componente básico nos seguintes locais: Policlínica, UBS Goiás, UBS Amorim, UBSF Miranda, UBSF Portal de Fátima e UBSF Amanhece. É bom mencionar que, as senhas para atendimento serão distribuídas até as 16h.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: