Falta de energia elétrica levanta questões a respeito do racionamento em todo o país
qui, 6 de fevereiro de 2014 10:10DA REDAÇÃO – A estiagem atípica no verão aliada às altas temperaturas registradas em janeiro podem justificar o blecaute ocorrido nesta terça-feira, 4. Cerca de 230 mil pessoas ficaram sem energia elétrica. O desligamento atingiu 62 cidades e ainda 11 estados das regiões Norte, Sul e Centro-Oeste.
Em nota, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informou que o problema teve origem no Sistema Interligado Nacional. Rapidamente, técnicos e engenheiros reestabeleceram o fornecimento de energia. “Uma simples falha numa linha de transmissão provocou a interrupção durante 56 minutos,” afirmou a assessoria.
O incidente ocorreu apenas um dia após o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmar que o risco de um desabastecimento de eletricidade no país era “zero”. A situação levanta novamente questões a respeito do racionamento, uma vez que nos últimos dias alguns estados do Brasil foram alertados sobre a necessidade da economia de água, medida adotada para manter a estabilidade do nível da água nos reservatórios.
Sobre o assunto, a Cemig procurou desvincular o problema ocorrido aos baixos níveis dos reservatórios e afirmou que não há racionamento de energia. Entretanto, segundo informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão gestor das instalações de geração e distribuição, apenas 55% da água das chuvas esperadas para janeiro chegou às hidrelétricas.
O problema não afetou Araguari, mas segundo Edson Dias Vieira Junior, superintendente adjunto da SAE, a população deve estar sempre em alerta no sentido de economizar água. “É normal, principalmente neste período, ocorrerem situações de racionamento, entretanto estamos preparados e monitorando o fornecimento de água a fim de evitar uma possível interrupção,” falou.
Outros casos
Em 2013, um blecaute atingiu diversas cidades dos nove Estados do Nordeste. Cidades do Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte foram atingidas pelo apagão.
Entre setembro e dezembro de 2012, uma série de apagões do setor elétrico atingiu os estados brasileiros. O primeiro, em 22 de setembro de 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Semana de muitas obras na BR&381 qua, 23 de abril de 2025
- Coluna: Da Redação (23/04) qua, 23 de abril de 2025
- Cerimônia da Medalha da Inconfidência homenageia nomes que marcam a história de Minas e do Brasil qua, 23 de abril de 2025
- Doação de sangue: Fundação Hemominas informa que somente o tipo AB+ está em nível estável qua, 23 de abril de 2025
- Duas pessoas morreram após colisão frontal na BR-365 qua, 23 de abril de 2025
- Comunidade se mostra apreensiva após mais um acidente fatal na Avenida Brasil qua, 23 de abril de 2025
- Feriadão é marcado com prisões e apreensões de drogas nas rodovias da região qua, 23 de abril de 2025
- Zona da Mata terá nova ZPE ter, 22 de abril de 2025
- Fenarap movimentou R$ 25 milhões sáb, 19 de abril de 2025
- AMM abre inscrições para o 40º Congresso Mineiro de Municípios sex, 18 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...
Por que a imprensa não procura os eletricitários para saber o que realmente está acontecendo no sistema elétrico brasileiro, sempre entrevistam “especialistas” acadêmicos e representantes do governo e das empresas energéticas.
Como na maioria dos casos os verdadeiros especialistas, ou seja, os trabalhadores, não são ouvidos.