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Falta de dinheiro em caixas eletrônicos durante o final de semana é alvo de críticas

ter, 12 de maio de 2015 06:08

Da Redação

A falta de dinheiro nos caixas eletrônicos das principais agências bancárias da cidade é alvo de reclamações de clientes. A escassez acontece com maior frequência em fins de semana e feriados prolongados. Na tarde de sábado, bastaram apenas alguns minutos para se formar filas e logo os caixas que ainda disponibilizavam quantias em dinheiro também ficaram vazios.

Segundo apurou a reportagem, várias pessoas a todo o momento voltavam da porta de uma agência na rua Rodolfo Paixão ao serem comunicados por outros que deixavam a agência reclamando da falta do serviço. Caso parecido ocorreu em outro banco situado à rua Rui Barbosa. O problema prejudicou clientes locais e visitantes que precisaram dos serviços da referida agência.

“Infelizmente esta situação ocorreu em outras ocasiões. Mas desta vez fui tentar tirar R$ 20 para tomar um sorvete com as crianças e não consegui porque não tinha dinheiro nos caixas eletrônicos,” reclamou Marcos Alves de Sousa.

Na opinião dos cidadãos, a reduzida quantidade de dinheiro disponível nos caixas eletrônicos pode estar associada à onda de violência que vem ocorrendo em várias cidades da região, como explosões e roubo a essas unidades de atendimento dos serviços bancários. Seria, portanto, uma estratégia das agências reduzir a quantidade de cédulas. Porém, os clientes são prejudicados diretamente.

De acordo com informações obtidas no PROCON, ainda não foram constatadas reclamações dos usuários, mas as agências bancárias têm o dever de ofertar o serviço com regularidade aos clientes, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

A reportagem teve acesso ainda à Resolução nº 4.283/13 do Banco Central, determinando que na prestação de serviços, as agências devem assegurar a adequação dos produtos ofertados ou recomendados às necessidades, interesses e objetivos dos clientes e usuários. A falta dos valores que deveriam estar à disposição de todos os clientes infringe os direitos dos consumidores.

O espaço fica aberto aos responsáveis por agências bancárias da cidade para os devidos esclarecimentos sobre o fato exposto.

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