Sábado, 05 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Falta de água não é um problema enfrentado somente pelos araguarinos

qui, 19 de setembro de 2024 09:15

Da Redação

Companhia responsável pelo abastecimento enfrenta dificuldade na captação de água

Como quase todas as cidades de Minas Gerais, inclusive a capital Belo Horizonte, Araguari enfrenta problemas com abastecimento de água em alguns bairros do município. Essa redução no abastecimento não é somente uma dificuldade enfrentada pelos araguarinos, já que outras cidades do Triângulo Mineiro enfrentam o mesmo problema.

 

A companhia que faz o abastecimento de água, em Uberaba fez um alerta à população uberabense para que todos possam economizar água. Informa ainda que mesmo realizando o bombeamento de água do Rio Claro, a

situação de seca fez com que o leito do rio diminuísse bastante a vazão de água.

 

Essa situação fez com que Uberaba decretasse emergência, a prefeitura da cidade autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para desenvolver ações de combate ao desperdício de água. Uma das principais medidas implementadas é a aplicação de multas de aproximadamente R$ 300 para aqueles que forem flagrados utilizando água de maneira inadequada, reforçando a necessidade de economia por parte dos moradores. “Essa situação crítica evidencia os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras em tempos de mudanças climáticas e períodos prolongados de estiagem, exigindo ação conjunta entre governo e população para garantir o acesso à água potável”, segundo o município.

 

Em Araguari, a Superintendência de água e Esgoto trabalha para reduzir o impacto sofrido pela população de alguns bairros nesta época do ano. Os caminhões pipas estão sendo utilizados para a reposição de água em várias residências, todos os dias, inclusive aos fins de semana. Como ressaltado, o problema não é exclusivo em Araguari.

 

Para piorar a situação, pessoas totalmente desprovidas de informações, ou mesmo por maldade, passam a informação para a população que a falta de água é decorrente da falta de planejamento. Quando na verdade, deveriam trabalhar para auxiliar na orientação da comunidade no consumo de água racional, mais conservadora e não com promessas mirabolantes, de obras que não podem ser feitas da noite para o dia.

 

A reportagem conversou com o superintendente da SAE, Luiz Felipe de Miranda, que mais uma vez pediu a compreensão da população e ressaltou o trabalho importante que a autarquia tem feito em Araguari. “São inúmeras cidades do sudeste do país enfrentando o problema com abastecimento de água, inclusive cidades que fazem a captação de água de rios e represas. A seca bate recorde histórico em 70 anos. Continuamos o nosso trabalho com auxílio dos nossos caminhões pipas e realizando a perfuração de novos poços artesianos para amenizar a situação. E mais uma vez reiteramos o pedido para que economizem água”, destacou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: