Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

FAEC publica novos editais para atender artistas araguarinos

sex, 5 de novembro de 2021 08:35

Da Redação

 

A Prefeitura de Araguari, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC, publicou, no último fim de semana, quatro novos editais referentes à Lei Federal 14.017, conhecida como Lei Aldir Blanc.

Visando atender os artistas locais e organizações culturais, a Fundação propôs nos editais abertos um alinhamento com a retomada crescente das atividades culturais na cidade, uma vez que os números da Covid-19 seguem em queda.

Editais lançados também atendem projetos voltados para artistas musicais na cidade.

 

Cada edital possui um prazo de inscrição e etapas diferentes e, nesta semana, o presidente da FAEC, Diogo Machado, anunciou que serão realizadas ‘lives’ e divulgações nas redes sociais da Fundação esclarecendo dúvidas e auxiliando os artistas que desejam participar dos editais.

Para se candidatar aos recursos é preciso se inscrever, o que é feito por meio de formulários online, cujo acesso é feito por e-mail, obrigatoriamente o “Gmail”, em razão das medidas de segurança virtual apresentadas pelo Google, que é o fornecedor de opções tecnológicas da Fundação.

A edição É_Fomento, edital de livre concorrência que busca produtos culturais oferecidos em formato audiovisual, vai distribuir R$ 112.500 (cento e doze mil e quinhentos reais) em incentivos a propostas apresentadas por agentes culturais e organizações da cultura.

O edital “Retoma Araguari” busca atender as organizações culturais, sejam empresas da cultura, associações, ONGs, dentre outros. “Por meio dessas organizações, vislumbramos atender aos artistas que não poderão ser contemplados nos editais diretos da FAEC. Neste edital, uma das exigências estabelecidas é valor de cachê/show e número de contrato de apresentações artísticas locais, garantindo assim a pulverização dos recursos”, afirmou Diogo Machado. Ainda, o edital deve beneficiar três propostas de eventos, um Festival de Cenas Curtas, um Festival de Danças e Saraus Literários ou Literomusicais. São mais de R$ 195 mil reais reservados para estes eventos, que deverão incluir a contratação de aproximadamente 120 artísticas locais.

Já o “Canta Araguari” é um edital exclusivo para músicos e bandas, que inclui três etapas: a primeira é a análise documental do inscrito; a segunda é a seleção de uma Comissão Julgadora formada em parceria com o Conservatório Estadual de Música em Araguari. A terceira etapa consiste em uma votação online para classificação de três apresentações por categoria que, além de receber a premiação em dinheiro, irão se apresentar nas festividades de natal neste ano de 2021.

O último edital proposto pela FAEC também é voltado para a música, especificamente os gêneros caipira, sertanejo e forró. “Nossos levantamentos e dados de todas as edições de programas de incentivo, além do cadastro de artistas da FAEC, apontam um grande número de músicos na cidade e por isso a aplicação efetiva de recursos em todas as áreas, mas de maneira proporcional a cada representação. Este ano fomos pioneiros no fomento às culturas populares, por meio dos eventos ‘vamos fomentar as artes cênicas’, ‘a dança e a literatura’ e, ainda, com o É_Fomento, poderemos incentivar a todas as expressões à medida em que forem apresentadas as propostas”, disse o vice-presidente da FAEC, Wederson Prado.

O foco é premiar artistas locais e, em contrapartida, obter shows e apresentações dos mesmos em eventos realizados pela Fundação em 2021 e 2022. Ainda segundo o presidente, como as inscrições podem ser feitas online, o cuidado dos artistas precisa ser ainda maior, uma vez que os documentos serão lançados dentro do sistema virtual.

A Fundação informou que os proponentes são identificados pelo CPF ou CNPJ, portanto, quando houver tentativa de inscrição de um mesmo proponente, mesmo que efetivada, resultará em eventual desclassificação.]

 

NOVOS EDITAIS

Para os interessados em participar das propostas, é possível conferir cada um dos editais na íntegra, sendo:

-Edital 05 – Retoma Araguari (somente Pessoa Jurídica): inscrição de 31 de outubro a 26 de novembro.

-Edital 06 – É_Fomento Lab (somente Pessoa Física): inscrições de 31 de outubro a 14 de novembro.

-Edital 07 – Festival da Canção (Pessoa Física e Jurídica): inscrições de 31 de outubro a 14 de novembro.

-Edital 08 – Habilitação de Bandas para eventos (Pessoa Jurídica e Física): inscrições de 31 de outubro a 12 de novembro.

“Faremos, a partir de hoje, 4, às 18h, pelos canais digitais da FAEC, ‘lives’ diárias explicando e orientando sobre todos os editais”, disse Diogo Machado em entrevista à reportagem.

Os editais, com as regras e cronogramas específicos, podem ser acessados, na íntegra, pelos interessados, no portal da Fundação: faec.araguari.mg.gov.br/editais.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: