Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Fábio Baccheretti participa da cerimônia de apresentação dos resultados do projeto “Escola Vacinada”

qui, 1 de fevereiro de 2024 08:06

Da Redação

Na zona urbana, os pais e/ou responsáveis foram instruídos a atualizar os cartões nas Unidades de Saúde
Divulgação

 

Após a grande adesão do projeto “Escola Vacinada”, uma ação promovida pela Prefeitura de Araguari, através das secretarias de Saúde e Educação, hoje, 1º, às 14h30, na Escola Cívico-Militar Professor Hermenegildo Marques Veloso, será realizada uma solenidade para apresentação dos resultados da implementação do Certificado de Vacinação para os alunos da Rede Municipal de Ensino e entrega da premiação “Escola Vacinada”, através do adicional anual, 14º salário. Essa solenidade contará com

a presença do secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.

É bom mencionar que, a política pública foi instituída, através da Lei Municipal nº 6.822 de 19 de outubro de 2023, que institui adicional anual aos servidores ocupantes dos cargos e empregos públicos lotados nas Unidades Escolares que contribuírem efetivamente na busca ativa e nas ações de atualização da caderneta nacional vacinal dos alunos da rede municipal de ensino. Depois dessa lei, os índices foram elevados de 68% para 95%.

Segundo a prefeitura, os Certificados Vacinais foram implementados a partir da participação da coordenadora de Imunização/VIGEP no congresso do CONASEMS (modelos de certificados apresentados pelos participantes para o Ministério da Saúde no Imuniza SUS), onde foi criado um certificado vacinal para Araguari, que foi encaminhado para Secretária de Saúde para aprovação e parecer.

Em uma reunião com a presença da secretária de Saúde, da gerente de Vigilância em Saúde e coordenadora de Imunização/VIGEP e de representantes da Educação e Administração, foi proposta a ação de solicitar o Certificado Vacinal dos alunos, aos pais e/ou responsáveis no ato da matrícula.

Conforme a prefeitura, na zona urbana, os pais e/ou responsáveis foram instruídos a atualizar os cartões nas Unidades de Saúde. Na zona rural, a equipe da Epidemiologia realizou a atualização vacinal e emissão do

certificado, com a supervisão da coordenadora de Imunização/VIGEP.

 

Com os certificados em mãos, o setor de Epidemiologia realizou um comparativo entre o número de estudantes matriculados e número de certificados entregues. Os certificados apresentados pelos pais e/ou responsáveis na data estipulada, foram contabilizados e inseridos na tabela para ciência dos gestores.

Ressalta-se que, a Secretaria de Saúde explicou que foram considerados todos os certificados que possuíam a observação “falta das vacinas HPV e varicela”, sendo os referidos computados, devido desabastecimento dessas vacinas em nível nacional.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: