Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Exposição Fotográfica em Araguari é parte das atividades da Jornada do Patrimônio Cultural

ter, 22 de agosto de 2017 05:13

Da Redação

Araguari aderiu à 6ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, realizada anualmente pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG). Diante disso, a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) promove a exposição fotográfica ‘Revisitando a Ferrovia’.

A mostra acontece no Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da antiga Estação da Estrada de Ferro Goiás – Palácio dos Ferroviários, situado à praça Gaioso Neves, 129, no período das 8 às 18h. De acordo com a historiadora e funcionária responsável pela Divisão de Patrimônio Histórico da Fundação, Consuelo Montes, a Jornada é um evento importante, pois, pretende aproximar a comunidade do patrimônio e acervos históricos sob a guarda de instituições públicas.

“O evento é a oportunidade que os araguarinos tem para conhecerem um pouco mais sobre a história de Araguari que está diretamente ligada à Ferrovia. A exposição reúne fotos antigas da Estação, com foco voltado aos setores e atividades que eram desenvolvidas em nosso município. Diante disso, convidamos toda a população para prestigiar, ” destacou.

Segundo ressaltou, além da mostra fotográfica, os interessados podem ainda participar de visitas guiadas pelo Conjunto Arquitetônico, através de agendamento na Divisão de Patrimônio Histórico (34) 3690-3105 ou ainda no Museu dos Ferroviários (34) 3690-3071. As atividades são gratuitas e se estendem até a próxima segunda-feira, 28.

Ainda sobre a importante da Jornada, Jean Laverdi – presidente da Faec, ressaltou que as cidades que realizarem atividades conforme as Deliberações Normativas do CONEP, terão direito à pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural. O programa se trata de um incentivo, por meio de repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes.

“Além de preservar as referências locais, Araguari também terá pontuação visando a participação no programa. Os recursos obtidos serão voltados à execução de políticas públicas voltadas à preservação do nosso patrimônio e também poderemos nos consolidar entre os municípios que valorizam a cultura, ” ressaltou.

Além do município, outras 640 cidades mineiras estão participando da Jornada. A programação conta ainda com feiras, apresentações musicais, teatro, seminários, encontros de grupos e culturas populares, como capoeira; catira; congado; folia de reis e reinado; além de outras atividades que se relacionam com a preservação cultural de cada município. A lista completa pode ser conferida no site do Iepha-MG, www.iepha.mg.gov.br.

Jornada

Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984, o evento se consolidou por marcar, de forma nacional e anualmente, um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio francês.

Nas últimas quatro edições realizadas, 1.500 proponentes promoveram cerca de 3.500 ações abordando diferentes temas sobre o patrimônio cultural. Com a participação de mais de 500 municípios, a iniciativa foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2010, na categoria Divulgação do Patrimônio Cultural.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: