Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Aos 94 anos, ex-combatente Marinho relembra sua passagem na II Guerra Mundial

sex, 8 de agosto de 2014 00:05
Ex-combatente Marinho: “com o tempo, todos nós somos esquecidos”. Foto: Gazeta do Triângulo

Ex-combatente Marinho: “com o tempo, todos nós somos esquecidos”. Foto: Gazeta do Triângulo

ADRIANO SOUZA – Devido aos 69 anos do Dia da Vitória, final da II Guerra Mundial, comemorado em 8 de maio de 2014, a reportagem da Gazeta do Triângulo reviveu a participação de vinte e três araguarinos ex-combatentes que foram convocados para a II Guerra Mundial e estiveram de prontidão nas costas marítimas brasileiras. Na ocasião, publicamos um material produzido pelo Arquivo Histório e Museu Dr. Calil Porto em 1995 registrando depoimentos importantes de araguarinos que participaram das operações Bélicas da II Guerra Mundial. Entre os participantes araguarinos, citamos o nome de Vinício Zamboni como o único sobrevivente, que reside na cidade do Rio de Janeiro.

Para felicidade da reportagem, após a publicação da matéria, recebemos ligações informando que além de Vinício Zamboni, Marinho Teodoro da Silva, 94 anos, reside em Araguari no bairro Santa Terezinha. Estivemos em com ele e o encontramos lúcido e com uma saúde invejável. Ele nos relatou a experiência vivida entre 1942 a 1945. “Foi uma época muito importante para mim, uma grata experiência da qual me orgulho muito, uma vez que servi a Infantaria em 40 e retornei em 42. Apesar de se tratar de uma guerra, foi tranquilo nas costas marítimas”, comentou Marinho.

Orgulhoso, ex-combatente de Infantaria mostra uma das homenagens recebidas pelo 11º Batalhão. Foto: Gazeta do Triângulo

Orgulhoso, ex-combatente de Infantaria mostra uma das homenagens recebidas pelo 11º Batalhão.
Foto: Gazeta do Triângulo

Nascido em 1920 na vizinha cidade de Anhanguera, Marinho chegou a Araguari em 1923. Viúvo e pai de três filhos, ele falou da sua paixão pelo militarismo e mostrou com orgulho suas participações nos eventos do 11º BEC – Batalhão de Engenharia de Construção. “Ultimamente não sou mais convidado para eventos no Exército, mas entendo que tudo passa e a vida é assim mesmo”, desabafou o ex-combatente.

Por ocasião da 2ª Guerra Mundial o Brasil foi atingido mais profundamente pela violência bélica dos submarinos dos poderes nazi-facistas. Nossa participação no conflito foi precedida da tomada pelo governo brasileiro de medidas no campo diplomático visando honrar o compromisso assumido por ocasião da III Reunião de Consulta dos Ministros de Relações Exteriores das Repúblicas Americanas, realizada no Rio de Janeiro e encerrada a 28 de janeiro de 1942.

Iniciada em setembro de 1939, a Segunda Guerra Mundial envolveu países de quase todos os continentes, inclusive o Brasil, que foi combater em solo europeu em junho de 1944. A FEB- Força Expedicionária Brasileira lutou junto aos aliados até maio de 1945, quando se deu o fim dessa grande guerra. A contribuição dos Pracinhas Brasileiros para a vitória aliada foi inquestionável. Escreveram uma história de bravura e amor à Pátria. O Arquivo Histórico e Museu Dr. Calil Porto possui em acervo documental, fitas de vídeo e cassetes com depoimentos dos Expedicionários, além de fotos e objetos alusivos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: