Evento TRANSformar promove cultura, informação e direitos humanos, na próxima semana
sex, 23 de janeiro de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Ação aponta a importância da visibilidade e do respeito aos direitos da comunidade LGBTI+ na construção de uma sociedade mais inclusiva.
A inclusão social é um dos pilares para a construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática. Pessoas que integram a comunidade LGBTI+ fazem parte do cotidiano social, econômico e cultural do país, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento coletivo. Como qualquer outro cidadão, têm direitos assegurados pela legislação e deveres a cumprir, devendo ser respeitadas em sua dignidade, identidade e modo de viver. O reconhecimento da diversidade humana é essencial para a promoção da convivência harmoniosa e para a redução de preconceitos, discriminações e diferentes formas de violência.
Nesse contexto, iniciativas que promovem informação, diálogo e reflexão sobre a realidade da população LGBTI+ desempenham papel relevante. Esses espaços contribuem para ampliar o conhecimento da sociedade, desconstruir estigmas historicamente enraizados e estimular o respeito às diferenças. Além disso, são fundamentais para dar visibilidade às pautas relacionadas à saúde integral, à cidadania e ao acesso a políticas públicas, especialmente no que diz respeito à população trans, que ainda enfrenta elevados índices de vulnerabilidade social.
Com esse objetivo, será realizado no dia 29 de janeiro, às 19h, o evento “TRANSformar – Saúde integral, visibilidade e cidadania”. A atividade acontece na Casa da Cultura “Abdala Mameri”, localizada na rua Coronel José Ferreira Alves, nº 1098. O evento busca oferecer um espaço de informação, acolhimento e diálogo, aliando cultura e debate como ferramentas de fortalecimento da cidadania trans e de promoção dos direitos humanos.
A programação contará com a participação de Nathany Kat, Aghata Desejo e Beth Princepaul, que trarão diferentes perspectivas e vivências para enriquecer o debate proposto. O “TRANSformar” é uma realização da Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Superintendência da Promoção da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e da Inclusão Social (SUPIR), da Aliança Nacional LGBTI+, do Núcleo LGBTI+ e do projeto AbertaMENTE.
A iniciativa reforça a importância de ações institucionais voltadas à promoção da igualdade, da visibilidade e do respeito, contribuindo para uma sociedade mais informada, inclusiva e comprometida com a garantia de direitos para todos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Prefeitura de Grupiara e SENAR promovem curso de capacitação em tecnologia de drones para o setor agrícola sex, 30 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Cascalho Rico intensifica ações de limpeza e combate ao descarte irregular sex, 30 de janeiro de 2026
- Aeroporto Municipal de Araguari entra em nova fase de modernização sex, 30 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 30 DE JANEIRO sex, 30 de janeiro de 2026
- Polícia Rodoviária Estadual orienta motoristas sobre riscos nas rodovias em dias chuvosos sex, 30 de janeiro de 2026
- Vice-prefeito de Araguari e presidente da Federação Mineira de Vôlei cumpre agenda na CODEMG durante visita a Belo Horizonte sex, 30 de janeiro de 2026
- Respostas rápidas e eficazes da 2ª Companhia de Bombeiros reforçam segurança em Araguari sex, 30 de janeiro de 2026
- RADAR – 30 DE JANEIRO sex, 30 de janeiro de 2026
- Polícia Militar prende suspeito de furto de veículo na zona rural de Araguari sex, 30 de janeiro de 2026
- FURANDO A BOLHA – 30 DE JANEIRO sex, 30 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
