Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Evento “Respeito que Transforma” acontece na próxima semana, na Casa da Cultura

qui, 18 de janeiro de 2024 08:08

Da Redação

 

No dia 29 é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data surgiu em 2004, quando ativistas travestis, transexuais e transgêneros organizaram, em Brasília, um ato nacional para o lançamento da campanha “Travesti de Respeito”. Desde então, o dia 29 de janeiro foi escolhido como Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Visando comemorar essa data, a artista Beth Princepaul, em parceria com a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), realizará no dia 25, às 19 horas, na Casa da Cultura, o evento “Respeito que Transforma”.

O preconceito e discriminação contra a identidade de gênero gera risco de vida
Divulgação

 

“O objetivo do evento é celebrar o ‘Dia Nacional da Visibilidade Trans’, realizando um evento para a comunidade trans, desenvolvendo representatividade, referência e visibilidade social para pessoas transexuais, propagando informações práticas e reais, desmistificando ‘fake news’ e boatos que estimulam preconceito e discriminação contra transexuais”, explicou Beth Princepaul.

É bom mencionar que, o preconceito e discriminação contra a identidade de gênero, chamado de transfobia, é uma realidade na sociedade, que gera risco de vida e, além disso, leva as pessoas trans a abandonarem os estudos e enfrentarem dificuldades para conseguir emprego.

“A data é importante para ressaltar a importância da diversidade sexual e de gênero, bem como a necessidade de respeitarmos a todos. Por isso, quando a Beth Príncepaul nos trouxe essa ideia, nós topamos ajudar a realizar o evento”, destacou Wederson Prado Machado, vice-presidente da FAEC.

De acordo com a FAEC, no evento serão homenageadas pessoas importantes da comunidade trans. Além disso, haverá falas e relatos sobre experiências no convívio em sociedade e sobre as dificuldades enfrentadas para vivenciar a própria condição transexual, bem como apresentações artísticas.

Ressalta-se que, o evento conta com entrada franca e qualquer interessado pode comparecer.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: