Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Evento marca o combate à violência contra pessoa idosa em Araguari

qua, 2 de julho de 2014 00:40

SAMARA ARRUDA – A violência contra a pessoa idosa é atualmente a primeira em número de denúncias registradas no Estado de Minas perdendo apenas para a violência contra a criança. Para coibir esta prática e conscientizar a população, a secretaria de Trabalho e Ação Social realiza hoje palestras envoltas no tema “Rompendo o Silêncio”.

Segundo informou Rita Abdala, assistente social e coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, o evento acontece a partir das 13h no espaço de camping da Chácara do Pedrão.

“Há três anos o município aderiu a este projeto e daremos continuidade a este trabalho de combate à violência contra a terceira idade. Nossa intenção é romper o silêncio e trazer a temática de uma maneira diferenciada,” explicou a coordenadora.

Questões como o envelhecimento saudável, direitos para a pessoa idosa, bem como políticas públicas e a importância da realização de programas de combate à violência serão discutidas em palestras ministradas pela doutora Idelizia da Cunha Cardoso e a assistente social e especialista em gerontologia Iara Borges. Em seguida, os participantes terão um momento de confraternização, com lanche, dança e apresentações voltadas às festas juninas.

Conforme ressaltou Rita Abdala, o evento é direcionado principalmente para os idosos usuários das políticas públicas municipais como os participantes do Centro de Convivência do Idoso e também do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Aguardamos cerca de 200 pessoas para promovermos uma série de ações, visando à conscientização de todos para o problema. Precisamos trabalhar para reduzir esta violência, difundindo conhecimento e orientação dos idosos sobre seus direitos para a redução da violência a que as pessoas idosas são submetidas,” finalizou.

Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi celebrado em 15 de junho, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a Pessoa Idosa.

Segundo o Ministério da Saúde, só em 2011, em torno de dois milhões de idosos foram agredidos no país, entretanto, os dados são maiores, pois, assim como as crianças e mulheres, os idosos têm medo de denunciar o crime.

Ainda de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a maior parte da violência contra os idosos é registrada dentro de casa, pelos próprios filhos, noras ou genros.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: