Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Evento Abertura da Safra Mineira de Café destaca setor produtivo da região

qua, 24 de maio de 2023 08:06

Da Redação

 

Em sua primeira edição, a Abertura da Safra Mineira de Café, marcada para acontecer no dia 1º de junho, em Araguari, às 9h, na sede da Coocacer, já tem duas importantes presenças confirmadas: o governador do estado, Romeu Zema, e o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

A produção brasileira de café deve totalizar 54.74 milhões de sacas de 60 kg em 2023, correspondendo a um aumento de 7,50% em relação ao ano passado (50.92 milhões de sacas), de acordo com o 2º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Já a safra mineira do grão deve alcançar 27,5 milhões de sacas em 2023, com crescimento de 25% na comparação com a safra anterior, segundo levantamentos iniciais da Conab. Na Região do Cerrado Mineiro, a produção média é de 6 milhões de sacas anualmente.

Safra mineira de café deve alcançar 27,5 milhões de sacas em 2023

 

Segundo informações da organização, uma megaestrutura irá receber aproximadamente 600 participantes, entre produtores de café, representantes de cooperativas, associações, exportadores, torrefadores, além de estudantes e autoridades políticas no âmbito federal, estadual e municipal de 55 cidades que compõem a Região do Cerrado Mineiro, a primeira com Denominação de Origem para cafés do Brasil, acompanhados de representantes das demais regiões produtoras de café de Minas Gerais.

A Abertura Mineira da Safra Mineira de Café é uma realização da Federação dos Cafeicultores do Cerrado – Região do Cerrado Mineiro, Prefeitura Municipal de Araguari e Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais (Ademinas). Apoiam a iniciativa o Deputado Federal Zé Vitor (PL) e o Deputado Estadual Raul Belém (Cidadania).

A ação integra as regiões produtoras de café do estado, conecta a cadeia produtiva do café e fortalece a atividade, valorizando os esforços que promovem desenvolvimento e crescimento nos municípios em que a cultura está inserida, tornando o momento da colheita ainda mais singular.

 

Atrações

O evento contará com o espaço Casa de Café Cerrado Mineiro, que oferecerá cafés das regiões cafeicultoras de Minas Gerais para degustação. No espaço, o movimento “Elas no Café”, juntamente com cafeicultores convidados, apresentarão cafés com o selo da Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro, bem como produtos mineiros artesanais como queijos, doces, entre outros, para aquisição.

As paisagens, cores, formas e vida no Cerrado são a grande fonte de inspiração do artista plástico Júlio Monteiro, que estarão em exposição no evento. A música fica sob o comando do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, de Araguari.

A tecnologia também terá um forte apelo no evento, com a presença de painéis de LED espalhados por diferentes ambientes, contará a história de atitude da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro para os visitantes.

A singularidade do café a cada safra estará representada por meio da união que promoveu a história de sucesso da cafeicultura no Cerrado Mineiro e pelas expressões de arte e cultura apresentadas no evento, demonstrando a influência e a inspiração da cafeicultura em vários segmentos, diretos e indiretos, ligados em sua atividade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: