Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

Estudantes participam da 6ª edição do Projeto Agente Ambiental Mirim 2015

qui, 27 de agosto de 2015 08:00

Da Redação

Trabalho é realizado em 15 módulos semanais e tem duração de 40 horas

A secretaria de Meio Ambiente realizou, nessa terça-feira, 25, o lançamento da 6ª edição do Projeto Agente Ambiental Mirim. As atividades acontecem em escolas públicas, particulares e na Sala Verde do Bosque Municipal John Kennedy.

Atividades serão ministradas nas escolas e na Sala Verde

Atividades serão ministradas nas escolas e na Sala Verde

 

De acordo com o educador ambiental Joelson Silvano de Moura, durante a inauguração do projeto, estiveram presentes aproximadamente 300 estudantes. “As solenidades aconteceram em dois momentos. No período matutino, recebemos cerca de 200 alunos da Escola Estadual Raul Soares e Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Na parte da tarde recebemos aproximadamente 100 estudantes do Colégio Mais Positivo e Escola Estadual Isolina França Soares Torres”.

O educador conta que esse ano as atividades envolverão estudantes de 5º ao 8º anos. “O projeto será ministrado em 15 módulos semanais, totalizando 40 horas. Faremos um intercâmbio, intercalando a aplicação das atividades na Sala Verde e nas escolas”. Os temas abordados envolvem meio ambiente, cidadania, coleta seletiva, água e diversas outras matérias relacionadas à educação ambiental. “Trabalhar com o meio ambiente não é fácil, mas é muito gratificante. Teremos aulas teóricas, mas também faremos a prática, com blitz educativas e campanhas”.

A primeira edição do projeto ocorreu em 2010, idealizado pela educadora ambiental Marineusa Aparecida de Oliveira. “A ideia surgiu após participarmos de um curso em Uberlândia, de agente ambiental e começamos essas atividades na Sala Verde”. O foco do projeto é o trabalho com as crianças. “Trabalhar com adultos é difícil, pois muitos têm uma ideia formada, mas as crianças acreditam na possibilidade de mudança e cobram um futuro melhor dos pais e da escola. Elas levam isso para frente e assim conseguimos atingir nossos objetivos”.

Joelson Silvano participa do projeto desde 2013. “Temos colhido bons frutos. Nosso projeto foi premiado pela Associação Mineira de Municípios, por boas práticas ambientais. As escolas também têm se envolvido e trabalhado diversos temas. Inclusive, a Escola Estadual Raul Soares foi premiada como Defensora da Água e vem fazendo um bom trabalho em relação à crise hídrica”.

Segundo o educador, a sociedade necessita exercer boas práticas em relação ao meio ambiente. “As pessoas ficam preocupadas com o futuro, mas não adianta apenas erguer a bandeira. Precisamos agir. O meio ambiente precisa estar na cabeça e no coração. Não adianta cobrar do governo, se a própria pessoa não faz sua parte”.

O educador afirma que as escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a equipe da Sala Verde pelo número (34)3690-3085. “Por enquanto estamos atendendo escolas no entorno do Bosque Municipal, devido à questão do transporte, mas caso outras instituições tenham condição de vir, podem realizar o agendamento”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: