Terça-feira, 09 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Estudantes do 5º ano da E.E. Dona Eleonora Pieruccetti participam de blitz educativa

qui, 20 de setembro de 2018 05:34

por Tatiana Oliveira

Atividade faz parte da Semana Nacional de Trânsito

Ontem, 19, à tarde, aproximadamente 40 alunos do 5º ano da Escola Estadual Dona Eleonora Pieruccetti tornaram-se verdadeiros fiscais de trânsito. Quem passou pela rua Joaquim Barbosa, no bairro Amorim, com certeza, teve a documentação conferida pelos pequenos agentes de trânsito. “É uma ação muito boa para a criança e para nós também, pois ficamos mais atentos e aprendemos um pouco com elas”, disse o motorista Calimério de Souza.

Crianças aprendem e repassam conhecimento sobre boas maneiras no trânsito

Crianças aprendem e repassam conhecimento sobre boas maneiras no trânsito

 

No momento, os condutores de veículos também ouviram recomendações de segurança. “Foram dadas dicas de segurança como não beber e dirigir, não falar ao celular, excesso de velocidade etc.”, explica o fiscal de trânsito da secretaria de Trânsito e Transportes – Setrans – Zeca Maximino. Segundo ele, antes da ação foi ministrada palestra aos jovens sobre o assunto. “Estamos realizando essas palestras mostrando para as crianças, adolescentes e jovens sobre a importância da segurança básica do trânsito, o quanto o trânsito está matando a cada dia mais em vários acidentes.”

A conscientização das crianças é fundamental, afirma cabo Antônio de Oliveira Pereira, da Polícia Rodoviária Estadual. “As crianças, na verdade, são nossos discipuladores e remetem isso para a família. Percebemos que quando fazemos as palestras, as blitz educativas, na própria família as crianças chamam a atenção de quem está em casa, buscam essa conscientização correta no trânsito.” De fato, Sara Florença de 10 anos confirma. “Vou levar para casa tudo o que aprendi. Agora vou ser fiscal do meu pai e da minha mãe dirigindo também.”

Maior causa de acidentes é a imprudência

Em entrevista à Gazeta do Triângulo, o policial rodoviário estadual faz um alerta. “Nós atendemos vários acidentes e percebemos que, na maioria, a causa presumida é imprudência, velocidade incompatível com a via, entre outros. Poucos acidentes são devido a defeito no veículo ou na pista”, comenta.

Segundo ele, um segundo pode significar a vida de alguém no trânsito. “A gente que trabalha no setor de trânsito percebe quando chega ao local do acidente que, um segundo de descuido, de imprudência acaba ceifando o bem maior que é a vida.

Conforme informado pelo soldado PM Pablo, da 253ª companhia de Polícia Militar, na cidade pequenos descuidos causam acidentes graves. “As principais ocorrências são de desrespeito à sinalização de parada obrigatória.”

Durante a fiscalização no trânsito, outras infrações são percebidas constantemente pelo soldado. “É comum encontrar a falta do uso do cinto de segurança, o uso do celular, que está indiscriminado e também, pessoas inabilitadas dirigindo”.

Sobre o celular, ele afirma ter flagrado infrações que poderiam tornar-se acidentes sérios. “Percebemos isso tanto em moto quanto em carro. Aconteceu uma situação, por incrível que pareça, de o indivíduo estar sem as duas mãos no controle da moto e mexendo no celular”.

Desrespeito às vagas especiais

No centro da cidade, o soldado PM Pablo comenta que a maior quantidade de infrações é de motoristas que estacionam em vagas de deficiente e de idosos, sem ter esse direito. “Apesar de atuarmos nisso todos os dias, removendo veículos, ainda continua grande a incidência desse tipo de infração. Muito além de ser uma infração de trânsito é uma questão de cidadania”, chama a atenção.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: