Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Estiagem e escassez de água preocupam população em Araguari

qua, 20 de agosto de 2014 01:01
Apesar de a estiagem assolar grande parte do país, Araguari está preparada para atender à demanda. Foto: Divulgação

Apesar de a estiagem assolar grande parte do país, Araguari está preparada para atender à demanda. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Desde o primeiro semestre deste ano, o estado de Minas Gerais vem sofrendo com a escassez de chuvas e a redução do fornecimento de água em algumas regiões.  O quadro atual levou 140 municípios a decretarem situação de emergência, segundo a Defesa Civil Estadual. Em muitos casos falta água até para beber.

Diante disso, a reportagem da Gazeta do Triângulo entrou em contato com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) responsável pelo atendimento da população, além dos distritos de Amanhece, Piracaíba e Florestina e também as localidades de Ararapira e Barracão.

Segundo explicou o superintendente José Flávio de Lima, a SAE vem trabalhando para que não ocorra a falta de água na cidade e quanto ao fornecimento, ele voltou a afirmar que está controlado.

A água do município é captada nos lençóis subterrâneos por intermédio de poços semi-artesianos, que possuem em média 70 metros de profundidade. A água é conduzida através de tubulações até a caixa de areia e em seguida aos reservatórios.

Diante disso o alerta continua. Para o superintendente o uso consciente da água é fundamental. Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas; não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência; na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e tomar banho rápido são alguns dos exemplos básicos para evitar desperdícios.

Seca prejudica produção
Segundo levantamento da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), a seca vem prejudicando setores relacionados a agricultura e pecuária. Entre os produtos mais afetados estão o sorgo,  o milho e o feijão.

Reserva e Distribuição
Os reservatórios da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão, em média, com volume de 32,6%. O de Emborcação operava ontem com o nível de 36.3% do total de sua capacidade. As informações são baseadas em dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Para o abastecimento, a região de Araguari conta ainda com os reservatórios de Miranda e Capim Branco I e II, que utilizam tecnologia de fio d’água e, por isso, não reservam água em dimensões semelhantes às hidrelétricas. As três usinas, portanto, são dependentes da preservação nas principais hidrelétricas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: