Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Estelionatários usam nome da Santa Casa para aplicarem golpes nas famílias dos pacientes

sex, 19 de janeiro de 2024 08:01

Da Redação

A Santa Casa não solicita dinheiro por ligação
Divulgação

Tentativas de golpes envolvendo informações de pacientes em hospitais têm assustado familiares de todo o Brasil. A prática é a mesma: o criminoso se passa por um médico alegando que o paciente precisa com urgência de um medicamento ou procedimento e, para isso, o familiar deve fazer um pagamento.

Recentemente, em Araguari, criminosos usaram o nome da Santa Casa de Misericórdia para aplicarem golpes nas famílias dos pacientes internados no local. Ontem, 18, a reportagem da Gazeta entrou em contato com o diretor jurídico da Santa Casa, Danilo Coelho para saber mais detalhes sobre essa ação criminosa.

De acordo com Danilo, a Santa Casa foi informada por um familiar de um paciente, que sua família recebeu uma ligação de um suposto médico pedindo dinheiro para que fosse realizado um procedimento. “Nós fizemos contato com todos os familiares de todos os pacientes internados aqui e descobrimos que vários familiares haviam recebido esse tipo de ligação. Também descobrimos que uma dessas famílias realizou um depósito de R$2.500,00. Falamos com o delegado e verificamos as câmeras de segurança e os acessos ao sistema para ver se conseguiríamos encontrar alguma coisa. Estamos apurando internamente”, disse o diretor jurídico da Santa Casa.

Ainda, conforme Danilo, nesse tipo de crime é difícil encontrar os autores, pois os celulares que foram usados para fazer as ligações estão desativados. “Não sabemos como eles tiveram acesso a esses dados, se foi fora da Santa Casa, ou se houve um vazamento de dados dentro da Santa Casa. Todos os pacientes que receberam ligação são do SUS Fácil, que chegaram aqui pela UPA, por exemplo. Então, tem dados desses pacientes na UPA, na regulação estadual, na Secretaria de Saúde, na Santa Casa e site do SUS Fácil. Ainda não conseguimos concluir essa questão”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: