Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Estelionatários continuam aplicando o golpe da mensagem premiada no município

sex, 20 de fevereiro de 2015 00:53

DA REDAÇÃO – Todos os dias, dezenas de pessoas são lesadas por golpistas em todo o país. Normalmente as vítimas são pessoas  fragilizadas por dificuldades financeiras e que acabam pagando caro para sentir um pouco de esperança de que seu problema seja resolvido. A ‘mensagem premiada’ está entre o golpe mais comum.

Para enganar as pessoas, os golpistas planejam cada detalhe da mensagem. Quem lê, percebe que elas imitam o modelo proposto por famosos programas de televisão.  Segundo as denúncias, cresceu o número de araguarinos que vem recebendo torpedos desta natureza.

De acordo com um cidadão que preferiu não se identificar, ao ler a mensagem de uma emissora de televisão observou que teria sido sorteado em uma suposta promoção onde seria o ganhador de um veículo Gol e mais R$ 30 mil. Ao retornar a ligação foi atendido por um homem que lhe passou instruções, a fim de conseguir o prêmio. “Assim que recebi a mensagem liguei no número do remetente e um homem pediu para eu fazer um depósito em uma conta no banco Itaú, mas insistiu também que eu não desligasse o fone até a conclusão do depósito,” contou.

Outros casos ocorreram envolvendo recargas premiadas, quando o atendente argumenta que não se trata de roubo, pois o crédito vai para seu próprio telefone ou ainda prêmios como imóveis e quantias em dinheiro. O comerciante Paulo Resende de Melo, também passou por isso. Segundo ele, recebeu uma mensagem dizendo ser de um famoso programa e que ele estava participando da “Recarga Fenomenal”; seu prêmio seria uma quantia de R$ 100 mil mais um carro.

De acordo com a polícia, a situação se trata de estelionato e na maioria das vezes o autor se encontra em penitenciárias da região. A forma de aplicar o golpe muda, mas as características são as mesmas seja via torpedos, ligação, carta ou e-mail.

Infelizmente, nem todas as vítimas tem o cuidado de verificar as informações antes de depositar, assim, a orientação é que ao receber mensagens deste tipo, leia com atenção o regulamento do prêmio. Entre em contato com a emissora, mas não ligue para o número fornecido pelo próprio golpista. ”Não pague nada e principalmente não forneça seus dados, não recarregue créditos em celulares a mando de ninguém,” informou a assessoria da Polícia Militar.

Outra dica é procurar na internet o número em questão e depoimentos de supostas vítimas. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, não há delegacia especializada neste tipo de golpe. Mas quem quiser registrar um Boletim de Ocorrência pode procurar a delegacia da cidade.

Estelionato

O estelionato consta no Art. 171 do Código Penal, que diz: “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.  A pena pode chegar a cinco anos de reclusão”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: