Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Escolas do município aderem à paralisação nacional em defesa da Lei do Piso pela revogação do Novo Ensino Médio

qui, 27 de abril de 2023 08:07

Da Redação

Trabalhadores da Educação participaram de audiência pública na ALMG

Ontem, 26, aconteceu uma paralisação nacional em defesa da Lei do Piso e pela revogação do Novo Ensino Médio, a ação faz parte da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), mesmo garantida, através da lei n° 11.738, desde julho de 2008, a aplicação do piso, que começou em 2010, ainda não é cumprida por muitos estados e municípios, que buscam mecanismos para burlar a obrigação.

Em 2023, a medida assegurou um reajuste de 14,94% sobre os salários que passaram de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,36 para todos os professores e professoras com uma jornada de no máximo 40 horas semanais.

O presidente da CNTE, Heleno Araújo, destaca que a educação pública no Brasil é responsável por mais de 80% das matrículas na educação básica e mesmo assim, os trabalhadores e trabalhadoras do setor não são respeitados.“Ainda temos governantes irresponsáveis que não cumprem a Lei do Piso baseada na Constituição Federal e que é aplicada por meio das emendas constitucionais que criaram o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Por isso a greve, para mostrar à sociedade que esses governantes estão fora da lei e não respeitam um direito do professor e da professora, que deve ser aplicado na base do nosso salário e na carreira”.

Em Minas, segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), a paralisação nacional teve tempo determinado e caso a categoria opte por uma greve por tempo indeterminado, que ainda não é o caso, essa decisão será tomada em uma assembleia, na qual o Conselho Geral da entidade assume o comando de greve.

Em Araguari, seis instituições de ensino aderiram à paralisação, são elas: Escola Estadual Madre Maria Blandina; Escola Estadual Professor Antônio Marques; Escola Estadual Dona Eleonora Pierucetti; Conservatório Estadual de Música; Escola Estadual Isolina França Soares Torres e Escola Estadual Professora Katy Belém.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: