Escola Estadual Padre Damião é destaque nos resultados do Proalfa
qua, 19 de março de 2014 00:01MEL SOARES – Superar a meta do Proalfa – Programa de Avaliação da Alfabetização – foi um ato de extrema importância tanto para os alunos do 3º ano do ensino fundamental, que superaram as expectativas, quanto à equipe pedagógica coordenada pela diretora Ângela de Fátima Rodrigues Alves, que desde o início de sua gestão, há três anos, vem batalhando para que os resultados sejam efetivamente alcançados.
Para a diretora, a escola que possui mais de 700 alunos do 1º ano ao 9º ano do ensino fundamental vem gradativamente conquistando seu espaço por meio dos índices significativos nas avaliações que resultam na confiança dos pais em matricularem seus filhos no Padre Damião.
Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, Ângela afirmou que trabalha com o objetivo principal de construir gradativamente uma escola de qualidade. “O trabalho de equipe resultou em uma meta muito significativa, de 7,29 pontos no Proalfa, que avalia alunos do 3º ano do ensino fundamental, ultrapassando a meta de seis pontos previstos pelo governo”, ressalta.
Conforme informações, as provas do Proalfa acontecem anualmente e tem por objetivo avaliar a capacidade de leitura, escrita, interpretação e síntese dos estudantes ao fim do ciclo de alfabetização.
Fique por dentro
O Programa de Avaliação da Alfabetização é um importante instrumento de avaliação para o Estado e para os municípios, direcionado a todos os estudantes da rede pública do 3º ano do ensino fundamental e de maneira amostral aos estudantes do 2º e 4º anos do ensino fundamental.
O Proalfa é aplicado não só nas escolas da rede estadual, mas também nas escolas municipais de Minas Gerais. No total, cerca de 400 mil estudantes fazem as provas todos os anos e o índice de participação no Estado nas últimas edições ultrapassou os 90%.
Com a iniciativa, Minas Gerais é o único estado que produz dados específicos sobre os níveis de alfabetização dos alunos de toda a rede pública. O Estado é precursor na construção de instrumentos de avaliação testados e aperfeiçoados, cujos resultados estão para utilização pelos gestores e professores na melhoria do processo de alfabetização.
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