Escola adota alternativas para o novo calendário letivo
ter, 25 de março de 2014 02:16Projetos interdisciplinares atraem os alunos durante os fins de semana
P.J. GODOY – No início do ano, o Governo de Minas anunciou uma nova medida para as 3.686 instituições de ensino vinculadas ao Estado. De acordo com a norma, todas as escolas deveriam adequar às mudanças no calendário letivo, elaborado em função da Copa do Mundo.
Com um cronograma mais enxuto, muitos integrantes da área docente tiveram que se desdobrar para evitar um acúmulo de datas durante o período. É o caso da Escola Estadual Raul Soares. Há três anos, a instituição promove o projeto “Café com Poemas”, a fim de abordar ainda mais a literatura nacional.
Este ano, o projeto inaugurou uma série de ações previstas aos sábados na instituição. Para a diretora Tânia Mara Corrêa, a proposta correspondeu às expectativas, com uma atividade em conjunto entre as disciplinas.
“Trata-se de um projeto interdisciplinar, envolvendo história, língua portuguesa, artes e educação física. Com orientação dos professores, os próprios alunos pesquisaram os poetas da literatura brasileira que se inspiraram no futebol para compor suas obras”, disse a diretora, que reiterou acerca da perspectiva ao longo de 2014.
“É um ano atípico por conta das várias alterações no nosso calendário. Para atender aos 200 dias letivos, utilizamos os sábados para concretizar projetos difundidos durante o mês. Uma das principais preocupações é estreitar os laços entre a comunidade e a escola, além de acompanhar o nível de satisfação dos alunos. O primeiro evento foi bastante produtivo, principalmente pela grande dedicação e retorno que tivemos”, completou.
Essa foi a terceira edição do “Café com Poemas”, que nos anos anteriores evidenciaram Vinícius de Moraes e os poetas modernos do Brasil. Quem também vislumbra futuros resultados é o professor de língua portuguesa, Cleberson Pinelli Ribeiro. Segundo ele, o mais gratificante é o envolvimento de todos.
“O evento foi um sucesso, com a aprovação de grande parte dos alunos, que apresentaram a vida, os poemas e até músicas inspiradas no futebol. A escola foi toda preparada para a ocasião e assim esperamos que seja ao longo do calendário. A cada sábado, teremos atividades diversificadas com a perspectiva de atrair ainda mais as pessoas. O mais gratificante é que os projetos envolvem todas as faixas etárias, além de contar como dias letivos”, destacou.
A próxima atividade está marcada para sábado, 29, com pesquisas e estudos dos alunos acerca da instituição, pioneira em Araguari.
MUDANÇAS
Diante das alterações no calendário da rede estadual de ensino, o recesso foi antecipado para o dia 12 de junho até 13 de julho. Enquanto isso, o término das aulas deve ser estendido para 19 de dezembro.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Juiz de Fora tem seletiva em toda cidade seg, 2 de dezembro de 2024
- Varginha lança parque tecnológico sáb, 30 de novembro de 2024
- Valadares investe R$ 5 milhões em terminal sex, 29 de novembro de 2024
- A CEMIG ESTÁ TRANSFORMANDO A ENERGIA EM MINAS GERAIS sex, 29 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (29/11) sex, 29 de novembro de 2024
- Falta de Insulina NPH em Divinópolis qui, 28 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Justiça descobre ‘reclamante profissional’ em Paraíso qua, 27 de novembro de 2024
- Museu em Januária é dedicado ao pão de queijo ter, 26 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...