Terça-feira, 15 de Julho de 2025 Fazer o Login

Erros de arbitragem, a nova resenha do futebol brasileiro

qua, 16 de abril de 2014 00:00

Abertura Ficha Técnica


SE ESSA MODA PEGA

Seis árbitros, e o fracasso de uma missão. Foto: Divulgaçao

Seis árbitros, e o fracasso de uma missão.
Foto: Divulgaçao

O mais novo ingrediente do futebol nacional. O velho antídoto contra a justiça dentro dos gramados. De fato, os erros de arbitragem povoam sobre vários cantos do mundo da bola. O problema é que no país da próxima Copa, tratar dessas tragédias se tornou clichê.

No último domingo, torcedores de diversos clubes acordaram com uma nova razão para defender suas cores. Era dia de decisão. Entre a glória e o drama iminente, a indignação predominou pelos torneios estaduais.

Apesar de erros em Santa Catarina, São Paulo e Minas, o destaque da semana ficou para a final no Rio de Janeiro. Após 10 anos sem faturar o título regional, o Vasco caminhava para o topo, quando foi empurrado do lugar mais alto da colina.

O gol irregular de Márcio Araújo para o Flamengo nos acréscimos da etapa final escrevia o roteiro de mais uma tragédia. Garfado, o Vasco foi um prato cheio para a arbitragem. No dia em que vários torcedores suspiravam pelo grito de campeão, muitas paixões acabaram não correspondidas. Pior ainda é pensar que nessas relações, quem perde é o próprio futebol, em segundo plano.

VIVA OS RECURSOS TECNOLÓGICOS!

Para a Comissão de Arbitragem da Federação Carioca (Coaf), os 69 centímetros de impedimento e o erro na autoria do gol é um reflexo das limitações do ser humano. Confira a íntegra do comunicado publicado essa semana:

“Em relação ao gol do C.R. Flamengo, a Comissão de Arbitragem, vendo e revendo o lance através do replay, uma vez mais se depara com os limites da capacidade de percepção do ser humano em determinados, difíceis e duvidosos lances, cuja demonstração, à luz da tecnologia, são insuficientes para decisões induvidosas e geradoras de equívocos irreparáveis que poderiam ser evitados se para a modalidade futebol fossem desenvolvidos, permitidos e implantados métodos de diagnósticos mais precisos e capazes de auxiliar os árbitros em suas decisões. No caso em questão, somente após a revisão do lance por vários ângulos com o auxílio de diversas câmeras permitiu distinguir a autoria do gol, equivocadamente atribuída ao atleta Nixon (posição regular). Face ao exposto, a Comissão não tem como discordar que, apesar do grau de dificuldade do lance, o real autor do gol estava em posição irregular, elucidada com os recursos da tecnologia”.
.

APARENTEMENTE NORMAL?

Completando a semana de luto, o Circo Brasileiro de Futebol (CBF) confirmou a sua nova presidência. Sem chapa adversária, Marco Polo Del Nero, mandatário da Federação Paulista de Futebol, será o novo comandante a partir de 2015. Para o cargo de vice, ele deve contar com José Maria Marin, até então presidente da entidade.

Marco Polo Del Nero será o presidente da CBF

Marco Polo Del Nero será o presidente da CBF

.

PROMESSAS DO ESPORTE

Aos 14 anos, Gustavo Borges é uma das promessas para o tênis araguarino

Aos 14 anos, Gustavo Borges é uma das promessas para o tênis araguarino

A cada semana, a credencial de uma aposta para o esporte araguarino

Nome: Gustavo Borges
*: 12/02/2000

Modalidade: tênis

Base: federado pela Confederação Brasileira de Tênis, começou aos sete anos no Pica-Pau Country Club.

Principais conquistas: três mundiais na categoria juvenil e cinco brasileiros.

Próximos passos: disputa o Circuito Nacional Correios de Natal (RN) e o Circuito de Tênis no Paraná este mês.
.

REVIRANDO O BAÚ

Duelo de “Chicos” Buarque e Anysio numa inusitada partida de futebol de botão, sob os olhares de Vinícius  de Moraes

Duelo de “Chicos” Buarque e Anysio numa inusitada partida de futebol de botão,
sob os olhares de Vinícius de Moraes

 

vinheta pj

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: