Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Entidades do município receberam doações alimentícias

sex, 27 de março de 2020 05:13

por Laura Alvarenga

As medidas preventivas em alusão ao COVID-19 (coronavírus) são refletidas no funcionamento de diversos órgãos a níveis Federal, Estadual e Municipal. Entre as principais ações estão a suspensão de aulas de toda a rede de ensino presencial, atividades sociais, fechamento de estabelecimentos comerciais, com exceção daqueles considerados essenciais à comunidade, entre qualquer outra situação que gere a aglomeração de pessoas.

Alimentos perecíveis estavam destinados à merenda escolar.

Alimentos perecíveis estavam destinados à merenda escolar

 

Uma parcela dessas deliberações resultou no Decreto Municipal nº 42, de 24 de março de 2020, publicado no Correio Oficial desta quarta-feira, 25. O documento autoriza a doação de alimentos perecíveis recebidos pela Secretaria Municipal de Educação para instituições filantrópicas da sociedade civil.

O Decreto teve por objetivo dar um novo destino ao estoque de alimentos perecíveis de posse da Secretaria de Educação, que seriam oferecidos aos alunos da rede de ensino público. Contudo, com as aulas suspensas, os alimentos não poderiam cumprir o propósito inicial, além disso, a referida pasta não possui meios de armazenamento tendo em vista que são produtos de consumo imediato.

Sendo assim, como meio de não causar o desperdício de alimentos e também no intuito de auxiliar outros grupos necessitados, a doação foi destinada às entidades filantrópicas da sociedade civil que possuem convênio, acordos de cooperação, termos de cooperação, termos de fomento ou outros instrumentos de parcerias celebrados com a Prefeitura.

Os mantimentos foram distribuídos entre a Sociedade São Vicente de Paula, Abrigo Cristo Rei, Comunidade Terapêutica Pró Vida, Associação Casa de Davi, Casa do Caminho, Associação do Bem-estar do Menor e Beneficência Evangélica de Araguari (BEA). Vale ressaltar que os alimentos doados foram analisados e contaram com um laudo atestando as boas condições de consumo, emitido por um nutricionista do Departamento de Assistência ao Educando da Secretaria Municipal de Educação.

Em nome da secretária de Educação, Cristiane Nery, que está em afastamento por luto, o secretário de Administração, Carlos de Lima Barbosa, informou à redação, que os alimentos são adquiridos semanalmente, explicando o imediatismo na ação para haver desperdício.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: