Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Enquete – Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como Ministro da Casa Civil? Opine

sex, 18 de março de 2016 08:40

Da redação

“Como você vê a tentativa da presidente Dilma Rousseff (PT) em dar posse ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como Ministro da Casa Civil?”

Após a divulgação da delação do senador Delcídio do Amaral (PT), relacionada à Operação Lava-Jato, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado, surgiu o rumor de que o mesmo seria indicado a ocupar o cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Para a oposição, a ocupação do cargo se tratou de uma manobra do Partido dos Trabalhadores, para que o ex-presidente tivesse foro privilegiado nas investigações. Com o foro privilegiado, Lula seria julgado diretamente pelo Supremo Tribunal Federal e, caso fosse condenado, teria benefícios durante o cumprimento da pena.

O anúncio oficial ocorreu nessa quarta-feira, 16, e fez com que parte da população brasileira fosse às ruas em protesto à posse do ex-presidente como ministro. A oficialização, prevista para terça-feira, 22, foi antecipada e ocorreu nessa quinta-feira, 17, na parte da manhã. O juiz federal, Itagiba Catta Preta Neto, após o evento de posse, deferiu um pedido de liminar, sustando o ato de nomeação do ex-presidente, para o cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil, ou qualquer outro que outorgue prerrogativa de foro.

Diante dessa situação, questionamos os araguarinos sobre como eles veem a tentativa da presidente Dilma Rousseff em dar posse ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como Ministro da Casa Civil. Confira a opinião dos araguarinos:

Dr. Neiton de Paiva Neves, advogado - “Acho que foi um ato de desrespeito à nação, porque o fato é que o ex-presidente está sendo investigado e acusado de ter praticado irregularidades e até crimes. É verdade que não foi julgado, mas a repercussão é tão grande no país, que o ato de prudência seria aguardar a decisão da justiça a respeito das acusações feitas as ele. Isso está absolutamente evidente, de tal forma que o juiz federal de Brasília suspendeu a nomeação e a posse. Não sei até quanto tempo, mas é também um reconhecimento dos fatos que acabo de lembrar. Embora o ex-presidente tenha declarado que não liga a mínima para a justiça brasileira, eu acredito nela”.

Dr. Neiton de Paiva Neves, advogado – “Acho que foi um ato de desrespeito à nação, porque o fato é que o ex-presidente está sendo investigado e acusado de ter praticado irregularidades e até crimes. É verdade que não foi julgado, mas a repercussão é tão grande no país, que o ato de prudência seria aguardar a decisão da justiça a respeito das acusações feitas as ele. Isso está absolutamente evidente, de tal forma que o juiz federal de Brasília suspendeu a nomeação e a posse. Não sei até quanto tempo, mas é também um reconhecimento dos fatos que acabo de lembrar. Embora o ex-presidente tenha declarado que não liga a mínima para a justiça brasileira, eu acredito nela”.

 

Giulliano Sousa Rodrigues (PTC) presidente da Câmara Municipal - “Vejo esse fato com muita tristeza, pois estamos em uma situação em que o país precisa de moralidade. Se o ex-presidente tiver que ser punido, que a punição não seja diferente da dos outros”.

Giulliano Sousa Rodrigues (PTC) presidente da Câmara Municipal – “Vejo esse fato com muita tristeza, pois estamos em uma situação em que o país precisa de moralidade. Se o ex-presidente tiver que ser punido, que a punição não seja diferente da dos outros”.

 

Crystiano Ferreira Batista, empresário e presidente da CDL de Araguari - “Devido às gravações publicadas pela imprensa, envolvendo o ex-presidente e a presidente, é claro que foi uma tentativa de blindar o ex-presidente da primeira instância, onde seria julgado pelo juiz Sérgio Moro. Isso ficou evidente depois de ouvirmos todas essas gravações que estão sendo amplamente divulgadas pela mídia, não só entre os dois, mas também entre outras pessoas importantes. Não existe outra explicação, apesar das tentativas do PT e das bases aliadas de tentar mostrar algo diferente. Entendemos que esse foi o motivo”.

Crystiano Ferreira Batista, empresário e presidente da CDL de Araguari – “Devido às gravações publicadas pela imprensa, envolvendo o ex-presidente e a presidente, é claro que foi uma tentativa de blindar o ex-presidente da primeira instância, onde seria julgado pelo juiz Sérgio Moro. Isso ficou evidente depois de ouvirmos todas essas gravações que estão sendo amplamente divulgadas pela mídia, não só entre os dois, mas também entre outras pessoas importantes. Não existe outra explicação, apesar das tentativas do PT e das bases aliadas de tentar mostrar algo diferente. Entendemos que esse foi o motivo”.

 

Matheus Augusto, estudante do 2º ano do Ensino Médio - “Para mim é uma vergonha o que o PT está fazendo com o país. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  está fugindo da cadeia. Essa nomeação foi uma vergonha para a população brasileira”.

Matheus Augusto, estudante do 2º ano do Ensino Médio – “Para mim é uma vergonha o que o PT está fazendo com o país. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está fugindo da cadeia. Essa nomeação foi uma vergonha para a população brasileira”.

 

Dalto Umberto Rodrigues, advogado - “Foi um ato político infeliz para o momento pelo qual está passando o país, principalmente se o ex-presidente estiver sob investigação criminalmente”.

Dalto Umberto Rodrigues, advogado – “Foi um ato político infeliz para o momento pelo qual está passando o país, principalmente se o ex-presidente estiver sob investigação criminalmente”.

 

Patrício Quireza Muradas, professor de Química - “É complexo avaliar essa questão no âmbito jurídico, se é correta ou não a nomeação, mas particularmente, achei irresponsável a atitude do governo de nomeá-lo em pleno momento de manifestação nas ruas. Essa atitude acabou por aumentar a intolerância política entre os cidadãos e os diferentes grupos partidários. Se a ideia era trazer o ex-presidente para auxiliar o governo em questões econômicas e de governabilidade, isso poderia ter sido realizado há um bom tempo. Agora é esperar de maneira democrática a ação de nossas instituições jurídicas, para o bem de nossa jovem democracia”.

Patrício Quireza Muradas, professor de Química – “É complexo avaliar essa questão no âmbito jurídico, se é correta ou não a nomeação, mas particularmente, achei irresponsável a atitude do governo de nomeá-lo em pleno momento de manifestação nas ruas. Essa atitude acabou por aumentar a intolerância política entre os cidadãos e os diferentes grupos partidários. Se a ideia era trazer o ex-presidente para auxiliar o governo em questões econômicas e de governabilidade, isso poderia ter sido realizado há um bom tempo. Agora é esperar de maneira democrática a ação de nossas instituições jurídicas, para o bem de nossa jovem democracia”.

 

José Vitor de Resende Aguiar, empresário - “Acho inapropriada diante do momento turbulento que enfrentamos. Obviamente, soou como manobra política para privar o ex-presidente de um julgamento na justiça comum. Me senti ofendido enquanto cidadão, pois quem não deve não teme. Precisamos dar força à justiça para que puna a todos os corruptos, independente de partido político”.

José Vitor de Resende Aguiar, empresário – “Acho inapropriada diante do momento turbulento que enfrentamos. Obviamente, soou como manobra política para privar o ex-presidente de um julgamento na justiça comum. Me senti ofendido enquanto cidadão, pois quem não deve não teme. Precisamos dar força à justiça para que puna a todos os corruptos, independente de partido político”.

 

8 Maurinho

Maurinho Cunha, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Araguari e diretor da Fiemg – “Sou contra a nomeação. Vejo que a Indústria não pode aceitar que disputas e desavenças políticas se sobreponham aos interesses maiores da nação. Os efeitos da atual crise ética, política e econômica têm sido catastróficos para empresas e trabalhadores. Ninguém aguenta mais assistir ao espetáculo deprimente em que se transformou a política brasileira”.

 

Warley Maravilha, empresário e estudante - “Fico muito triste, pois, por mais que eu seja um jovem cheio de esperanças em dias melhores, enxergo essa uma manobra totalmente criminosa por permitir que um criminoso assuma um cargo tão importante, que tenha um foro privilegiado, na intenção de sair ileso de seus atos ilícitos, que vem a toda a cada dia. Desejo um país politizado e um eleitor consciente de seus atos, pois a mudança começa na raiz do problema”.

Warley Maravilha, empresário e estudante – “Fico muito triste, pois, por mais que eu seja um jovem cheio de esperanças em dias melhores, enxergo essa uma manobra totalmente criminosa por permitir que um criminoso assuma um cargo tão importante, que tenha um foro privilegiado, na intenção de sair ileso de seus atos ilícitos, que vem a toda a cada dia. Desejo um país politizado e um eleitor consciente de seus atos, pois a mudança começa na raiz do problema”.

 

Raul Belém (PP) prefeito de Araguari – “Fato lamentável, uma verdadeira jogada para blindar o ex-presidente Lula. Uma vergonha essa atitude da presidente, pois, desde a posse em seu segundo mandato, ela tem sofrido com diversos escândalos envolvendo seu mandato. Uma afronta ao povo brasileiro.”

Raul Belém (PP) prefeito de Araguari – “Fato lamentável, uma verdadeira jogada para blindar o ex-presidente Lula. Uma vergonha essa atitude da presidente, pois, desde a posse em seu segundo mandato, ela tem sofrido com diversos escândalos envolvendo seu mandato. Uma afronta ao povo brasileiro.”

 

7 Comentários

  1. BIRO-BIRO disse:

    PRA MIM NEM PRA SINDICO ELE DEVERIA SER NOMEADO,DEPOIS DE TANTA CORRUPÇÃO E VEM MAIS POR AÍ,MAIS NÓS BRASILEIROS CREIO EU QUE ACORDAMOS E ESTAMOS MAIS ATENTOS AOS ASSUNTOS POLITICOS.

  2. Ronaldo disse:

    Cumprindo o papel da imprensa, vocês deveriam ouvir também a opinião de pessoas que são a favor do governo Dilma e contra o golpe e deveriam aproveitar a disponibilidade do prefeito e do presidente do legislativo para saber sobre questões municipais, como as CLIs e as agressões entre edis. Prefeito, Seria afronta ao povo araguarino as duas CLIs???

  3. Cezar disse:

    É só trouxa mesmo para não ver o quanto estamos sendo roubados neste país. Se alguém é a favor para mim só pode haver interesses nas maracutaias. Acho que deveria haver um plebiscito para ver se essa corja ainda teria votos.

  4. Marcos disse:

    Percebi que opinaram apenas homens, onde estão as mulheres políticas?

  5. Josias disse:

    Fico surpreso com os comentários acima,o momento de grande manipulação de informação e mesmo de imparcialidade nos julgamentos de pessoas se tornaram bastante evidente.Não restou outra providencia.O momento é muito delicado talvez até mais do que 1964 ninguem pode negar a liderança do ex Presidente Lula, está faltando líder político que as pessoas possam ouvir,o que estamos assistindo é só oportunistas que estão pondo lenha na fogueira.ou o Lula ajuda a presidente,ou não saberemos o acontecerá nas ruas.

  6. José Aparecido disse:

    Grande parte da população brasileira demonstrou nas ruas sua insatisfação não só com o governo mas com a corrupção.
    Aceitar o Lula no governo depois das revelações de sua articulação com o governo para se privilegiar de foro é compactuar com a corrupção!

  7. Marques disse:

    Lula, Minisro da Casa Civil!!!!!!! É uma afronta aos princípios da moralidade, liberdade e Democracia. É sabido que não passa de subterfúgio para dar a ele, pleno poderes, voltar a dirigir o Brasil e se esconder da Justiça, colocando assim em prática o: “Plano Petista de Domínio”. O plano é: colocar pobres contra ricos, trabalhadores contra patrão, acabar com instituições reguladoras do poder e formar um bloco comunista radical na América do Sul.

Deixe seu comentário: