Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Enfeites para o Natal Luz são feitos com materiais recicláveis

qui, 12 de novembro de 2015 08:22

Da Redação – Com Assessoria

Serviço é feito no Centro de Tecelagem Fios do Cerrado

Em ritmo acelerado, segue a confecção de enfeites para o Natal Luz de Uberlândia deste ano. Até o fim de novembro, todo o material deve estar pronto para ocupar vários pontos da cidade e encantar crianças e adultos. Enquanto não chega o momento, cerca de 10 pessoas trabalham diariamente na produção dos enfeites. O serviço é feito no Centro de Tecelagem Fios do Cerrado e tem uma peculiaridade, a utilização de garrafas PETs. Além de embelezar, a reutilização do plástico contribuirá na preservação do meio ambiente.

Garrafas PET formam bonecos de neve, anjos, velas, caixas de presentes e outros

Garrafas PET formam bonecos de neve, anjos, velas, caixas de presentes e outros

 

O Natal Luz é promovido pela secretaria municipal de Governo e neste ano está recebendo doações de garrafas dos fabricantes dos refrigerantes Coca-Cola e Mineiro. Além disso, vários pontos para coleta foram disponibilizados pela cidade e a população pode contribuir com o descarte. Somente no Centro Administrativo Municipal são aproximadamente 500 garrafas recolhidas semanalmente. No total, desde outubro, mais de 16 mil vasilhames foram doados por cidadãos ou empresas e a expectativa é que o montante supere o de 2014, que foi de 22.600 unidades.

Com as PETs são formados enfeites em formatos de bonecos de neve, anjos, velas, caixas de presentes, flores, árvores de Natal e Papai Noel. Todos são feitos em bases de ferro e em diversos tamanhos. Uma novidade são as caixas de presente, que medem 1,20 m e 1,60 m e terão laços também em tamanhos grandes.

Segundo a professora Isabela de Alvarenga, que coordena os trabalhos com os enfeites no Centro de Tecelagem, após serem recebidas, as PETs são recortadas, lavadas e separadas de acordo com a destinação. “O plástico PET é muito resistente e pode ser utilizado por prazos indeterminados. Ele também é versátil e podemos fazer vários enfeites que inclusive ficam com aspecto semelhante ao do vidro”, disse Alvarenga. O processo na produção dos enfeites em Uberlândia é semelhante ao utilizado em cidades como Gramado (RS), Canela (RS) e Santa Fé do Sul (SP).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: