Quarta-feira, 23 de Abril de 2025 Fazer o Login

Encontro reúne educadores em Uberlândia

qui, 22 de maio de 2014 12:50
O ministro da Educação José Henrique Paim e o
educador Miguel Arroyo estarão presentes no evento
Reprodução

Reprodução

DA REDAÇÃO – O “I Encontro Regional de Educação: Discutindo a qualidade social e o direito de ensinar e de aprender”, acontece na próxima segunda-feira (26), na Arena Sabiazinho, das 9h às 17h. A expectativa é que cerca de cinco mil educadores de Uberlândia compareçam ao evento. O encontro contará com a participação do ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, e de Miguel Arroyo, considerado uma referência quando o assunto é educação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://goo.gl/WvrCgb.

Segundo a assessora municipal de Educação, Wilma Guedes, da Secretaria Municipal de Educação, o momento será propício para o debate acerca de questões ligadas à educação. “Será uma oportunidade para discutirmos e aprendermos mais sobre a importância da qualidade social da educação e de como devemos garantir o acesso à uma educação de qualidade”, disse.

O Encontro é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação; da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFU (Proex/UFU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O evento tem o apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), da Faculdade de Educação da UFU (Faced / UFU) e das secretarias municipais de Governo e de Comunicação Social.

Miguel Arroyo

O educador Miguel Arroyo, que fará uma palestra durante o Encontro, defende que a educação não se limita apenas a aprender as coisas, mas conhecer a si mesmo. Para efetivar esta ação, é necessária a participação ativa dos gestores em discussões com os estudantes sobre os direitos de cada indivíduo nos processos de ensino-aprendizagem. Para o educador, a escola é um espaço de aprendizagem e liberdade dos estudantes e os professores devem respeitar os pensamentos e as opiniões dos alunos quanto aos conteúdos didáticos e suas críticas.

Autor de livros como “Educador em diálogo com nosso tempo”, Miguel Arroyo é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Educação pela Stanford University, nos Estados Unidos; e pós-doutor pela Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. O escritor também é professor da Faculdade de Educação da UFMG.

Programação

9h – Abertura oficial
10h – Palestra com Miguel Arroyo
13h30 – Mostra de painéis: Projetos educacionais das Secretarias Municipais de Educação participantes do evento
14h30 – Mesa da Rede de Formação Continuada
16h – Avaliação do Encontro
17h – Encerramento

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: