Quinta-feira, 27 de Março de 2025 Fazer o Login

Encontro define preparação para a Conferência Municipal de Assistência Social

qui, 30 de abril de 2015 06:05

Da Redação

Equipes acertam detalhes a fim de elaborar temas a serem abordados

Um objetivo comum reuniu diversas equipes da secretaria de Ação Social e especialistas na última terça-feira, 28. O motivo foi a elaboração de estudos dos temas a serem abordados na próxima edição da Conferência Municipal de Assistência Social.

Durante o encontro com representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), diversos assuntos ganharam destaque entre os eixos norteadores que irão conduzir o evento. Além da organização, os estudos necessários sobre cada tema também foram tratados.

Essa foi a primeira reunião entre as equipes com a missão de adiantar os preparativos. Definida para o dia 24 de junho, a Conferência Municipal de Assistência Social serve para discutir o desenvolvimento de políticas públicas e buscar mecanismos para aprimorar ainda mais o serviço no cenário local. Ao menos, é o que defende a psicóloga da equipe de gestão da secretaria, Luz Marina Alarcão.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, ela enalteceu os reflexos conquistados a partir do evento, que ela atribuiu a um desenvolvimento gradual nos últimos dez anos.

“As próprias políticas públicas de assistência social surgem da conferência. Caminhamos muito ao longo dos últimos dez anos e o evento foi importante para avaliarmos a realidade e buscarmos melhorar ainda mais. Trata-se de algo que é aberto à população e serve para discutirmos todas as demandas e ações necessárias. Precisamos desse envolvimento”, afirmou a psicóloga, que reiterou acerca de alguns dos eixos a serem tratados.

“Um dos temas será para avaliar os dez anos do SUS, tendo em vista a continuação do serviço e melhorias no atendimento. Trataremos do enfrentamento das situações sociais e a cobertura, com programas, projetos, benefícios e transferências de rendas nos territórios. É preciso fazer um levantamento para analisar se as equipes estão conseguindo atender a demanda e proteger as famílias”, destacou.

Outros estudos realizados se remetem aos recursos conquistados para as entidades, unidades de assistência social e programas no município, bem como o fortalecimento da participação e controle social da gestão, avaliando a participação do Conselho municipal nas fiscalizações das iniciativas.

Além de Luz Marina, outros nomes que participaram do encontro foram Mirna Mares Machado Valente, titular da pasta, Maria José de Sousa, secretária executiva da Casa dos Conselhos, Diana da Silva Delfino Fernandes, assistente social, e o presidente do CMAS, Ivaldo Vasconcelos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: