Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Empresas têm a ganhar com incentivo à cultura, afirma produtora

sex, 22 de agosto de 2014 00:21
Produtoras apontam dedução de imposto através das leis de incentivo como um caminho para crescimento da cultura na região

DA REDAÇÃO – Nem sempre as ações voltadas para a sociedade precisam ser realizadas diretamente com recursos do governo. Diante das responsabilidades fiscais impostas sobre as empresas, uma alternativa que gera benefícios para a iniciativa e o público de maneira geral, são as leis de incentivo fiscal. Ou seja, ao invés de pagar o imposto diretamente ao governo, ele pode ser deduzido em ações culturais e esportivas, por exemplo.

No entanto, a alternativa ainda é pouco praticada pelos empresários da região, garantem as produtoras culturais Érica Melo e Maria Belém. À frente da Criativa Promoções, as duas trabalham atualmente na produção da peça teatral “A Mulher Sem Pecado”.  A adaptação livre de Nelson Rodrigues encenada pela Cia Arlecchino (BH) tem previsão de acontecer nas cidades de Uberaba e Uberlândia nesse trimestre.

A Criativa Promoções produz eventos culturais em geral, como o espetáculo infantil Peppa Pig, sucesso de público em Uberlândia e Uberaba no mês de junho. Quando se trata de projetos aprovados por leis de incentivo, para serem viabilizados com recursos captados de empresas, há muitas dificuldades.

“Não é fácil promover cultura no Triângulo Mineiro. Apesar de geograficamente bem localizadas, as cidades da região se encontram ainda muito distantes da realidade cultural do eixo Rio – São Paulo. Aqui o transporte é caro, as opções de teatros e locais com estrutura são escassas. Mas o que me motiva é a paixão pelo teatro e vontade de oferecer mais à população de Araguari,” ressalta Maria Belém.

As principais vantagens da dedução de imposto são a publicidade – a marca da empresa aparece em todo o material de divulgação dos espetáculos; associar-se a um evento de cunho social (pelas leis de incentivo, os eventos são de graça ou a preço popular) e como consequência, beneficiar diretamente a população sem o intermédio do governo.

Érica Melo aposta na força dos projetos incentivados para crescimento da cultura na região. “Atuo há mais de 10 anos na área de produção cultural e eventos e posso afirmar que as leis de incentivo à Cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal são de longe o melhor e mais concreto caminho para se viabilizar cultura no país,” concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: