Empresas de limpeza pública podem ter que divulgar detalhes inerentes aos serviços
qui, 1 de maio de 2014 00:02DA REDAÇÃO – No último mês, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) decidiu suspender a licitação que previa a contratação de serviços para limpeza pública em Araguari. Com suspeitas de irregularidades no edital, o certame acabou anulado, sem que as propostas das empresas interessadas sequer fossem abertas.
O excesso de rumores que circula sobre as licitações e a impugnação das empresas chegou ao plenário da Câmara Municipal. Em um projeto de lei elaborado pela vereadora Eunice Maria Mendes (PMDB), ela reivindica a obrigatoriedade da divulgação com antecedência do cronograma das ações pelos responsáveis dos serviços de limpeza.
O cronograma mensal se remete a oito lotes licitados, que recebem além de limpeza, manutenção de canteiros de avenidas e praças públicas. Por meio de mensagens, cartazes, propagandas e informativos, as pessoas poderiam conhecer com até 15 dias de antecedência as ações envolvendo coleta de lixo, varrição, podas de árvores, entre outros. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, Eunice Mendes justificou a proposta.
“As pessoas não sabem quem realiza a limpeza de suas ruas, o dia que as equipes passam nem como distribuem os trabalhos. Esperamos mais rigor na licitação, para oferecer condições de que o morador possa exercer o dever de cidadão, fiscalizando e ajudando a cuidar da cidade”, disse.
Essa semana, o projeto foi aprovado pelo Legislativo, dependendo apenas da sanção do prefeito Raul Belém (PP). Conforme apurou a reportagem, quatro empresas exercem os serviços no município atualmente. Ainda segundo a vereadora, a expectativa é que os moradores recebam o retorno daquilo que é de seus direitos.
“Trata-se de uma forma de dar publicidade e prestação de serviços, além de eficiência aos trabalhos. Esperamos que a medida passe a valer a partir da próxima licitação. Gostaria de saber quando a equipe passa na minha casa e quem são essas pessoas. A empresa deverá ter a responsabilidade de oferecer essas informações, sendo transparente com a população, que certamente conta com a sanção do prefeito”, acrescentou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Busca por crédito em Minas cresce 10,8% sáb, 11 de julho de 2026
- Laboratório Central inaugura nova sede e reforça compromisso com a saúde de Araguari sáb, 11 de julho de 2026
- Vitórias apertadas deixam quartas do Trintão em aberto sáb, 11 de julho de 2026
- 4ª rodada vai definir os últimos classificados e os confrontos das semifinais sáb, 11 de julho de 2026
- Uberlândia é contemplada com a implantação da Casa da Mulher Brasileira (CMB) sáb, 11 de julho de 2026
- Vereador Guilherme Santana cobra providências para problemas de esgotamento sanitário e drenagem nas ruas Arlindo Mendes, São Luiz e região sáb, 11 de julho de 2026
- Queda de árvore de grande porte no Bosque precisou de auxílio dos Bombeiros sáb, 11 de julho de 2026
- Rodada marca duelo entre Brasília e Bella Suíça, os dois únicos invictos da competição sáb, 11 de julho de 2026
- Prefeitura de Indianópolis participa do lançamento das obras de duplicação da BR-365 sáb, 11 de julho de 2026
- Ações da Polícia Militar são reforçadas em Araguari e nos festejos de Cascalho Rico sáb, 11 de julho de 2026
> > Veja mais notícias...