Quarta-feira, 26 de Março de 2025 Fazer o Login

Empresa de Belo Horizonte inicia limpeza do terreno na Represa das Araras

ter, 10 de março de 2015 00:22

A equipe será responsável pelo plantio das 1600 mudas no local

DA REDAÇÃO – A empresa responsável pelo plantio de árvores nativas do cerrado na Represa das Araras iniciou o trabalho de limpeza do local nessa sexta-feira, 6. A ação é uma parceria entre a prefeitura, Companhia de Desenvolvimento Econômico de  Minas Gerais (Codemig) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Clésio de Meira, a equipe realizou uma visita de inspeção na quinta-feira, 5, para verificar as atuais condições do local. “Eles conheciam a represa apenas por imagens, então fizeram o reconhecimento da área para preparar o cronograma de trabalho”.

O secretário comenta que primeiro será feita a limpeza do local. “Devido ao período chuvoso, o mato cresceu rapidamente e está bastante alto. Além disso, eles farão a correção das cercas e a retirada de animais como cavalos e vacas, de propriedades do entorno, que invadem a represa. Será feito também o mapeamento da cerca e colocado arame, para evitar que esses animais retornem”.

Clésio de Meira acrescenta que a cerca será posicionada a uma distância segura do capim. “Esse local sofre com muitas queimadas, algumas vezes criminosas, que acabam danificando a cerca, então, essa distância facilitará a contenção do fogo e evitará que as novas mudas sejam queimadas”.

O plantio das 1600 mudas será iniciado após a finalização da limpeza e reposição das cercas. “As plantas serão distribuídas na área mapeada, de acordo com o programa de recuperação da represa montado pela secretaria Meio Ambiente, e o processo será acompanhado pela bióloga da secretaria, Sandra Gracielle Pereira Diniz. A empresa terá também um contrato de responsabilidade de manutenção do local”.

Segundo o secretário, o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro São Sebastião, também auxiliará na recuperação do local. “Com essa estação, o impacto das fossas sépticas, que antes contaminavam o solo e o lençol freático, será reduzido. Dessa forma, o solo ficará purificado novamente e a água terá melhor qualidade”.

O secretário ressalta que o projeto foi conquistado pelo prefeito Raul Belém (PP). “A empresa gostou bastante do apoio que a prefeitura está oferecendo. Esse período de chuva facilitará a sobrevivência das mudas e esperamos que nos próximos anos, com o crescimento das árvores, a tendência do espelho de água seja melhorar, pois esse é um dos aquíferos mais importantes do município”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: