Quarta-feira, 19 de Junho de 2024 Fazer o Login

Em Resumo – Ressaca

ter, 7 de janeiro de 2014 00:00

Abertura Em Resumo

RESSACA
Depois das festas de fim de ano, vem a preocupação de como quitar todas as contas que começam a vencer agora, em janeiro. Para muitos, o primeiro compromisso é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que começa a vencer no dia 15 de janeiro. O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) vem logo em seguida. E a lista não para por aí, ainda tem matrícula, material escolar etc.

LOUCURA
Além das contas que vencem em janeiro, muitas pessoas ainda acumulam dívidas no cartão de crédito. Em 2013 várias despesas inesperadas acabaram aparecendo nas contas dos brasileiros. É um presentinho aqui, uma lembrancinha ali e no final da soma o resultado é orçamento estourado. Haja empréstimos…

PEDIDO
O meu pedido para Papai Noel era a duplicação da destruída rodovia LMG-748 que continua causando vários acidentes e deixando todos os araguarinos com muita vergonha de quem passa pela via. Os motoristas sofrem com a falta de infraestrutura necessária para o trânsito decente na estrada.

CALAMIDADE
Os buracos tomaram conta de toda a extensão da pista, principalmente até o acesso do Distrito Industrial, causando prejuízos intensos aos motoristas que por ali circulam. Enquanto isso, os poderosos políticos passeiam com seus jatinhos, vendo de cima, os pobres mortais se espatifarem em seus veículos de quatro rodas. Não se esqueça que entramos em um ano eleitoral e coloque isso na ponta do lápis, para que no próximo ano não tenha de novo essa triste realidade que vivenciamos hoje.

EXCESSO
Por falar em eleição, vários nomes estão cogitados para disputar vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Porcão, Marcos Alvim, Mãe Preta, Justino, Tiãozinho, Rafael Guedes, Carlos Machado, Marlos,  Tibazinho e Cezinha são alguns dos nomes que figuram nas listas de candidatos por Araguari ao parlamento mineiro e federal. Se todos eles confirmarem a sua posição, com certeza não faremos nenhum deputado no próximo pleito. Consciência e compromisso com a cidade seria a pauta principal desses propensos candidatos com a comunidade araguarina, deixando de lado vaidades e interesses pessoais e pensando sempre no bem-estar de nossa querida cidade. Pense nisso…

CONSUMO “RECREATIVO” DE MACONHA
O Uruguai resolveu, com o patrocínio do presidente da República, colocar a maconha no nível de um vício tolerável. O estado do Colorado nos EUA veio de permitir o consumo “recreativo” e admitindo a venda “legal” do produto. Ora, a campanha contra o tabagismo ganhou o mundo devido às consequências nefastas para o pulmão – enfisema, câncer e outros males. As campanhas anti-fumo que grassaram o mundo parece que surtiram efeito uma vez que a proibição de fumar em ambientes fechados pegou, o que fez reduzir o consumo do tabaco e estimulou muita gente a parar de fumar. Essa vitória contra o tabaco (nicotina) parece que não está estimulando os políticos, pois, na contramão, querem liberalizar e admitem o consumo “recreativo” da maconha. E o pulmão? E o coração? E o estômago? Em face do consumo da maconha, não estão esses órgãos sujeitos às doenças malignas próprias do tabaco? É indiscutível que a maconha não cai bem em quem seja portador de distúrbio psíquico. Aí está uma atitude contraditória. Ou será que o que interessa é a arrecadação tributária que a venda da nova mercadoria representa? A estimativa (por baixo certamente) da arrecadação de tributos atingirá a cifra de US$ 578 milhões por ano. Essa é a preocupação?

ENROLAÇÃO
O que acontece com as eleições do Pica Pau? Porque a nova diretoria não é eleita? Qual o empecilho tão grande que faz com que essa verdadeira batalha aconteça para que uma nova chapa seja aclamada? Porque essa sede pelo poder de um clube de campo que não tem nenhum tipo de cargo remunerado? Por favor: alguém me responda…

ESTRUTURA
Recebi diversas reclamações nesses dias de férias com relação à falta de estrutura que o clube – Pica-Pau – tem oferecido aos seus associados. Atendimento ruim, falta de guarda sol, limpeza nos banheiros são alguns dos itens indicados pelos associados com relação ao desleixo no clube. Creio que a eleição é um fato primordial para que novos rumos sejam alcançados pelo belo e majestoso Pica Pau Country Clube.

MELHORIAS
faec
O telhado do prédio da Fundação Araguari de Educação e Cultura (Faec) está passando por reforma. O trabalho foi iniciado na última quinta-feira e deve ser concluído na próxima semana. O prédio, que abriga também o Arquivo Histórico e Museu Doutor Calil Porto e a Biblioteca Pública Municipal armazena importante acervo de documentos e peças de museu que resguardam importante parte da história de Araguari. De acordo com a presidente da Fundação, Carmen Valente de Oliveira Cunha Alvim, a próxima etapa a ser contemplada é a pintura daquele espaço.

ACONTECEU…
Criado o Código Penal Brasileiro por Getúlio Vargas
1940
Em um dia como hoje, no ano de 1940, era criado o Código Penal vigente no Brasil pelo decreto-lei nº 2.848, pelo então presidente Getúlio Vargas. Este é o terceiro da história do Brasil e o que está há mais tempo em vigência, após os códigos de 1830 e 1890. Apesar de ser extenso, o Código Penal não compreende toda a questão penal prevista na lei brasileira e, por isso, há uma grande quantidade de leis penais especiais. Com o passar do tempo e as mudanças na sociedade, o Código Penal sofreu alterações como, por exemplo, a introdução da Lei dos Crimes Hediondos, Maria da Penha, proibição de consumo de bebidas por motoristas e crimes na área da informática.

Japão ataca Pearl Harbor e EUA entram na Segunda Guerra Mundial
1941
No dia 7 de dezembro de 1941, a Marinha Imperial Japonesa realizou um ataque a Pearl Harbor, na ilha de Oahu, Havaí, marcando a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Foi um ataque de surpresa contra a frota do Pacífico da Marinha dos EUA e as suas forças de defesa, o corpo aéreo do Exército e a força aérea da Marinha. O ataque atingiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares dos EUA, além de 68 civis.

Plano Piloto de Brasília é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade
1987
O Plano Piloto da cidade de Brasília passava a ser considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO em um dia como este, no ano de 1987, pelo seu conjunto arquitetônico e urbanístico. A capital do Brasil é a única cidade do mundo construída no século 20 que recebeu a honraria. O relatório da inscrição da cidade defendia sua proteção por ser uma cidade moderna, única e singular, construída no século 20 a partir do zero, no meio do nada, para tornar-se não apenas a capital de um país, mas também um marco histórico magnífico. A cidade começou a ser planejada e desenvolvida em 1956, por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se, formalmente, a terceira capital do Brasil, depois de Salvador e Rio de Janeiro.

REFLITA
“Errar é humano. Culpar outra pessoa é política.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: