Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Em Resumo – Progresso

sex, 14 de março de 2014 00:00

Abertura Em Resumo
PROGRESSO
Não poderia deixar de elogiar o empreendedorismo da Coopercitrus em nossa cidade. Na manhã de ontem com a presença de diversas autoridades, a cooperativa deu o start para o início de suas atividades em Araguari. Tendo seus trabalhos iniciados no ano de 1964 na cidade paulista de Bebedouro, a cooperativa orgulha-se de ser a maior do estado de São Paulo na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas, com seu excepcional faturamento em 2012 superior a R$ 1,3 bilhão. Tem escrito, ao longo de todos esses anos, uma história de coerência de princípios, atitudes de respeito e preocupação com seus cooperados e com as comunidades onde está inserida, ao agronegócio brasileiro e principalmente, ao patrimônio de seus associados. Atua sem nunca esquecer os princípios cooperativistas sob os quais foi fundada. Parabéns aos seus mandatários e que tenham vida longa no município.

ATRASO
É preciso registrar na Em Resumo de hoje, minha total indignação quanto ao abandono nas ruas do bairro de Fátima, principalmente no entorno da nova cooperativa. Em colunas passadas, relatei a precariedade do local e também citei algumas ruas que estão intransitáveis. O pior é que a chegada de vários produtores de Araguari e região, além de autoridades de diversas partes do país, fez aumentar a vergonha em ser araguarino, pois o abandono das vias Evaristo A. de Almeida (antiga 26), José Mendes de Aguiar (antiga 27) e Luíz Otávio de Faria deixou escancarada a falta de cuidado com o citado bairro. Na foto, convidados da solenidade de inauguração atolavam os pés no verdadeiro lamaçal que é formado todos os dias em que alguma simples garoa cai sobre a cidade.
em resumo 14032014
.
MAKE-UP
Ontem logo após a inauguração da Coopercitrus um pequeno batom foi passado na rua Evaristo A. de Almeida disfarçando superficialmente o total descaso com as ruas do local. O que precisa ser feito é um total recapeamento para que as pessoas que circulam por aquela localidade tenham um pouco mais de comodidade e segurança. Só para lembrar, no entorno desse problema, existem uma escola, a cooperativa, uma grande academia, um posto de combustível, entre outros, e com certeza esses empresários geram vários empregos, pagam seus impostos e merecem um pouco mais de respeito.

SECA
Parece que em Araguari o problema da falta de água ainda não chegou. Acompanhei alguns vazamentos que minaram por vários dias, ou até semana bem no centro da cidade. O curioso é que o desperdício aconteceu a uma distância de aproximadamente 100 metros um do outro. Gostaria de lembrar a SAE que não adianta querer fazer campanhas para economizar nosso líquido tão precioso e até mesmo multar quem faz uso indiscriminado sendo que eles mesmos não dão o devido valor à água de nosso município.

DESABAFO
O pior é que depois de muita demora na resolução dos vazamentos, as valas abertas pela autarquia deixam a cidade totalmente remendada. Eu mesmo tive um problema com meu veículo ao cair numa dessas valetas abertas e indevidamente tapadas. Outro fato muito sério é a sujeira ocasionada pela SAE após a manutenção estragando o patrimônio particular, nesse caso a calçada de alguns contribuintes.  Faça-me um favor, vamos ser mais caprichosos e também cuidar melhor de nosso bem maior: a água.

ACONTECEU…
Nasce o físico Albert Einstein
1879
No dia 14 de março de 1879 nascia na cidade de Ulm, Alemanha, o físico Albert Einstein. Considerado um dos maiores cientistas do século XX, ele é conhecido pela fórmula E=mc², que descreve a relação entre massa e energia. Ele foi ganhador Prêmio Nobel de Física, em 1921, por seu trabalho com física quântica. Suas teorias fundamentaram as bases para o desenvolvimento da mecânica quântica. Em 1915, Einstein publicou a teoria geral da relatividade, onde tentava incluir a gravidade como o novo marco relativista que propôs na teoria especial, e desenvolveu a noção da gravidade, como resultante da curvatura do tempo-espaço. Com sua teoria, derrubou o conceito da invariabilidade do tempo e demonstrou que as observações sempre dependiam do marco de referência no qual se situavam e da velocidade do observador. Diante da provável subida de Hitler ao poder na Alemanha, Einstein decidiu imigrar para os Estados Unidos, em 1932, onde trabalhou como professor em Princeton. Ali, dedicou-se a uma teoria completa para unificar a gravidade com as forças eletromagnéticas. O físico, contudo, não conseguiu completar a tarefa antes da sua morte, em 18 de abril de 1955, em Princeton, nos EUA.

Nasce o cineasta Glauber Rocha
1939
No dia 14 de março de 1939 nascia, em Vitória da Conquista (BA), Glauber de Andrade Rocha, cineasta, ator e escritor. Controvertido, ele sempre teve sua vida direcionada ao cinema. Suas obras consagradas são Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Terra em Transe (1967) e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969). Seu trabalho pregava uma nova estética, diferente daquela dos filmes norte-americanos. Com o princípio de “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, era um dos líderes do movimento do cinema novo no Brasil. Por conta de sua postura questionadora, era visto como um elemento subversivo durante o período militar. Com o filme Terra em Transe tornou-se conhecido, conquistando o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, o Prêmio Luis Buñuel na Espanha, o de Melhor Filme no International Film Festival, e o Golfinho de Ouro de melhor filme do ano, no Rio de Janeiro. Outro premiado foi O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, que recebeu o prêmio de melhor direção em Cannes e o Prêmio Luiz Buñuel. Em 1971, ele partiu para um período de cinco anos no exílio. Seis anos depois, sofreu com a morte de sua irmã, a atriz Anecy Rocha, que morreu aos 34 anos após cair em um fosso de elevador. Sua outra irmã morreu aos 11 por conta de leucemia. Glauber morreu pouco tempo depois, vítima de um choque bacteriano, no Rio de Janeiro, no dia 22 de agosto de 1981. Nesta época, ele residia em Sintra, em Portugal, onde realizava filmagens quando começou a passar mal.

REFLITA
“Guardar ressentimento é tomar veneno e esperar que o outro morra.”

1 Comentário

  1. Marcos Batista disse:

    Bom dia parabenizo por esta grande iniciativa da cooperativa em investir em Araguari, más quero frizar sobre o asfalto que foi feito em volta do respectivo empreendimento; vale lembrar que foi uma obra de construtora particular muito conhecida da cidade que para fazer o loteamento visando beneficio próprio fez esta porcaria de asfalto e vendeu a diversas familias, que aceitaram isso e que resultou nisso. Não é culpa da prefeitura e não estou defendendo ela, só manifesto meu protesto sobre isso sejamos justo.

Deixe seu comentário: