Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Em Resumo – Pressão

qua, 16 de abril de 2014 00:00

Abertura Em Resumo
PRESSÃO
Depois de muita reclamação a administração municipal voltou atrás e prorrogou o pagamento do IPTU em nossa cidade. Decisão acertada, mas muito atrasada, pois somente foi tomada aos 45 minutos do segundo tempo. De minha parte a reclamação ainda continua, pois a maioria dos serviços cobrados no carnê do IPTU é executada mau e porcamente pelo governo. Um absurdo…

MAIS UMA VEZ…
A rua Dr. Afrânio virou um mar de lama… motivo: buraco aberto e não tampado.

FELICITAÇÕES
Parabéns a nobre vereadora e amiga Eunice Mendes pelo aniversário comemorado ontem. A ela a Em Resumo deseja sucesso e votos de saúde, para que continue seu árduo trabalho em favor de nossa cidade. Parabéns.

SERÁ QUE VAI?
Rola um comentário pelos quatro cantos da cidade, e, principalmente pela administração da cidade de Catalão, que uma grande empresa de Araguari está de malas prontas para a vizinha ‘metrópole’. Primeiramente seria instalado na cidade goiana um simples escritório, e em breve toda a empresa se mudaria para Catalão.

(DES) INCENTIVO
O pior é que tudo indica que ninguém está fazendo nada para segurar a empresa aqui. Pela divulgação feita pela administração municipal de Catalão, seriam 400 empregos diretos para a população e Araguari, logicamente, perderia esses postos de trabalho. Administração araguarina onde estão vocês? Por favor, façam alguma coisa?

E-MAIL RECEBIDO
“SAE
Márcio Marques, venho através de sua coluna demonstrar meu descontentamento com os gestores públicos do município de Araguari/MG. Segundo a Wikipédia – Enciclopédia Livre – “Gestor Público – tem como função gerir, administrar de forma ética, técnica e transparente a coisa pública, visando o bem comum da comunidade a que se destina e em consonânica com as normas legais e administrativas vigentes”. Em 14/03/2014 enviei ofício a Superintendência de Água e Esgoto de Araguari/MG – SAE. Como não obtive resposta, em 02/04/2014, enviei novamente oficío reiterando o meu pleito. Minha solicitação se baseia na medição do consumo de água/esgoto do Condomínio Residencial Manancial. O condomínio em epígrafe possui hidrômetro instalado desde a construção do edifício, e nesta etapa, o consumo era medido por meio do hidrômetro. Após a emissão do Alvará de Habite-se do Condomínio a SAE passou a emitir as faturas de consumo de água/esgoto pela economia, desprezando a medição de consumo. Ora para que serve o hidrômetro? Segundo a Wikipédia – Enciclopédia Livre – “Hidrômetro serve para medir o consumo de seus clientes, permitindo a emissão das contas de acordo com o volume consumido. Além disso, ajuda a estimar as perdas entre a produção e a distribuição de água. O contador de água e a posterior emissão de conta conforme o que foi consumido, também ajudam os consumidores a ter consciência sobre a importância da utilização racional da água e de se evitar vazamentos e desperdícios”. A Wikipédia define muito bem a função do Hidrômetro, principalmente no que tange – à consciência sobre a importância da utilização racional da água. Em época de estiagem como estamos vivendo, a consciência do consumo evitando o desperdicio é fundamental para que não haja falta d’água no futuro. Atualmente o condomínio é habitado por 17  pessoas em 9  apartamentos, pagar o consumo de água pela economia (referente a 32 apartamentos) julgamos uma abitrariedade da SAE, que despreza a função do hidrômetro. O meu descontentamento se baseia na falta da resposta à solicitação de um consumidor; a SAE é uma prestadora de serviços. Será preciso acionar o PROCON, a Agência Nacional de Águas – ANA, para resolver uma solicitação que o Gestor Público não apresentou até o momento? Minha peregrinação começou em janeiro/2014. Antes de enviar os ofícios fui informado no balcão de atendimento que o consumo pela economia está amparado pela Lei Municipal nº 021/02 e Decreto Municipal 10/87. Lendo e interpretando a Lei e o Decreto não verifiquei em lugar algum que, quando não ocorre o consumo mínimo, se deva pagar o mínimo. Mas, mesmo que a SAE ache uma brecha na legislação — que eu não achei, também não sou Advogado, penso que a Lei deva ser alterada, para que a função do Hidrômetro cumpra sua finalidade, ou seja, uso racional da água, pagar o real consumo.
I.M.G.

ACONTECEU…

Nasce Charlie Chaplin, ator e cineasta inglês
1889
No dia 16 de abril de 1889 nascia, em Londres, Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin, mundialmente famoso pelas suas atuações nos filmes do cinema mudo. Ele também foi diretor, produtor, empresário, escritor, roteirista e músico. Com o uso da mímica e do pastelão, Chaplin é bastante conhecido pelos seus filmes O Imigrante, O Garoto, Em Busca do Ouro, O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova York e A Condessa de Hong Kong. Seu principal e mais famoso personagem ficou conhecido como Carlitos ou “O Vagabundo” no Brasil. Trata-se de um andarilho pobre de modos refinados. Com o seu bigodinho típico, ele vestia um fraque preto desgastado, assim como suas calças e sapatos, estes maiores do que o seu pé, além de cartola e bengala. Em 1952, Chaplin deixou os EUA e nunca mais voltou, pois teve seu visto negado por conta da perseguição ideológica que sofria na época do macarthismo. Depois disso, ele decidiu viver na Suíça. Chaplin é o cineasta mais homenageado de todos os tempos. Ainda em vida foi condecorado Cavaleiro do Império Britânico, recebeu a Ordem Nacional da Legião da Honra (França), Doutor Honoris Causa (Universidade de Oxford) e ganhou o Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972. Chaplin morreu no dia 25 de dezembro de 1977, em Corsier-sur-Vevey, na Suíça.

Publicada a lista de sobreviventes do Titanic
1912
No dia 16 de abril de 1912 o conhecido jornal americano The New York Times publicava a lista de sobreviventes de um dos maiores desastres marítmos de todos os tempos, o naufrágio do Titanic. Das 2200 pessoas a bordo, apenas 1.178 poderiam ser salvas pelos 20 botes salva-vidas espalhados pelo barco. O número de botes não foi maior, pois os proprietários não queriam comprometer a beleza do Titanic. Somado ao despreparo da tripulação, apenas 705 pessoas sobreviveram.

Morre Maria Lenk, pioneira da
natação feminina no Brasil
2007
No dia 16 de abril de 2007 morria, no Rio de Janeiro, Maria Lenk, a pioneira na natação feminina no Brasil e única mulher do país a entrar para o Swimming Hall of Fame, em Fort Lauderdale, na Flórida. Ela ainda foi a primeira brasileira a competir em jogos olímpicos em Los Angeles, em 1932 – e também a estabelecer recordes mundiais. Nascida no dia 15 de janeiro de 1915, na cidade de São Paulo, ela foi atleta do Flamengo e conquistou muitos títulos para o clube rubro-negro. No início dos anos 40, era a única mulher de uma equipe de nadadores sul-americanos que excursionava pelos EUA. Durante sua estadia no país, quebrou 12 recordes norte-americanos e também concluiu o curso de Educação Física na Universidade de Springfield. Maria Lenk se aposentou das competições em 1942, ano em que ajudou a fundar a Escola Nacional de Educação Física, da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Depois, disputou torneios de masters, onde também bateu recordes e fez história. No campeonato mundial da categoria 85-90 anos, em agosto de 2000, em Munique, ela ganhou cinco medalhas de ouro: 100m peito, 200m livre, 200m costas, 200m medley e 400m livre. Sempre adepta ao esporte, ela viveu até os 92 anos e, diariamente, nadava aproximadamente 1.500m. Pouco antes de sua morte, foi homenageada com o seu nome sendo escolhido para o Parque Aquático dos Jogos Pan-americanos de 2007.

REFLITA
“Não tenho tempo de odiar quem me odeia… estou ocupado demais amando quem me ama…”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: