Sexta-feira, 19 de Julho de 2024 Fazer o Login

Em Resumo – Ferrou

ter, 18 de fevereiro de 2014 00:01

Abertura Em Resumo
FERROU
A Segunda Câmara do TCEMG decidiu, na sessão da última quinta-feira, 13, em aprovação ao voto do relator, Conselheiro Gilberto Diniz, pela aplicação de multa no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais) pela contratação direta de show por inexigibilidade de licitação no município de Araguari. A contratação da dupla sertaneja Milionário e José Rico, em 2011, para a comemoração do aniversário da cidade não se deu com empresário exclusivo dos artistas, havendo inadequação da contratação por inexigibilidade de licitação (lei 8.666/93). O contrato foi realizado com a empresa Tiello Promoções Artísticas, que não detinha o direito de exclusividade sobre a comercialização dos serviços dos artistas. O relatório da unidade técnica apontou também a ausência de elementos que justifiquem os valores contratados; a ausência de projeto básico e orçamento em planilhas e a irregularidade de contratação de serviços de infraestrutura que deveriam ter sido licitados e contratados à parte. As duas primeiras irregularidades foram apontadas pelo denunciante e as outras duas apuradas pelos órgãos do tribunal. A multa foi aplicada à presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – Faec, Luciana Menezes de Resende. O atual prefeito e a atual presidente da Fundação foram intimados para que tomem conhecimento da decisão. Se houve erro tem que ser punido.

ELEIÇÕES 2014
O voto consciente, com discernimento, e principalmente com o senso de justiça, faz parte de um bom desenvolvimento social. E claro que, a participação de todo um processo político se faz necessária não só em ano de eleições, mas sim constantemente. Não estamos isolados dos acontecimentos do nosso país, por isso devemos nos aproximar de todo e qualquer trabalho voltado para o bem comum e daqueles que mais precisam. Os assuntos políticos estão presentes o tempo todo nos mais diversos lugares, e naturalmente argumentamos, desde os problemas que atravessam os nossos caminhos até os de maiores proporções. Debater política é cuidar da nossa vida. Portanto, é um direito e uma obrigação nossa, discutirmos questões do campo político, debates estes com ideias e consequentemente ações voltadas para o bem comum.

CONSCIENTIZAÇÃO
Eleitores têm até o dia sete de maio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral para votar nas Eleições 2014. Até esta data, os cartórios eleitorais farão o alistamento, transferência e a regularização do título eleitoral. O prazo segue o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2014 serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. A votação, em primeiro turno, será no dia cinco de outubro. Segundo a legislação eleitoral, todo brasileiro nato ou naturalizado, alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. No entanto, jovens com 16 anos podem fazer seu título eleitoral e participar na escolha dos candidatos. Aqueles que forem completar 16 anos até a data da eleição também devem se cadastrar até 7 de maio. Atualmente, Minas Gerais tem 15.043.866 eleitores, enquanto em dezembro de 2012 este número era de 14.987.246.

E-MAIL RECEBIDO
“Prezado Márcio Marques. Bom dia!
Desumano. É a palavra mais adequada para o tratamento dado aos pacientes do nosso Pronto-Socorro. Na dor ou na doença tudo que queremos para nós ou para nossos entes queridos é atenção e ajuda. No entanto, na pior hora, primeiro encontramos a indiferença e depois a falta de atendimento. Alguns funcionários até demonstram um pouquinho de preocupação, porém não passa disto, pois fazem parte de um sistema ineficiente. O paciente é atendido por uma secretária que se limita a preencher uma ficha. Ninguém questiona a situação em que se encontra o usuário. Seja qual for o seu quadro, o mesmo é mandado esperar, até ser chamado. Para muitos isso pode significar o agravamento da situação. Para um paciente com sintomas de A.V.C. o atendimento pode chegar tarde demais. Muito tempo depois, que pode ser mais de uma hora, o paciente é chamado para uma triagem feita por uma técnica de enfermagem, o que não significa atendimento médico imediato. Quando não ocorre o que presenciei no último sábado. A troca de turno era às 19h. Faltando 10 minutos para o término do plantão, o médico foi embora, deixando vários pacientes sem atendimento. E o próximo médico só apareceu às 19h17. Onde estão os nossos administradores e gestores públicos que não percebem que isto não pode acontecer. Que não veem uma solução para este problema. O que falta a essas autoridades. Capacidade administrativa ou humanidade. Se não tem ideias para resolver o problema, busquem ajuda, peçam sugestões aos usuários. Não fiquem alheios ao sofrimento do povo. Faria uma grande diferença se o paciente fosse imediatamente submetido a uma triagem e levado para um local adequado ao seu quadro. Aqueles que não apresentam maiores complicações que ficassem em uma sala confortável esperando o atendimento. E aqueles com a situação mais crítica que fossem levados para atendimento médico imediato. O que não pode é continuar como está. Todos esperando em uma sala desconfortável, estando com uma contusão superficial ou com sintomas de A.V.C.
Atenciosamente,
M.D.S.”
COMENTÁRIO DO COLUNISTA: Caro leitor, concordo com todos os seus argumentos e reclamações e também tenho a convicção de que a saúde em nosso país está na UTI e em Araguari não é diferente. Creio que o prefeito que conseguir fazer a saúde ser totalmente ‘sadia’ será o grande homem que um município pode ter. Espero que o atual governo possa olhar com olhos diferentes para a saúde e que a construção da UPA não esbarre em falta de verbas ou até mesmo em erros de projetos, como ocorrido na construção do sucateado Hospital Municipal. Temos a obrigação de colocar a ‘boca no trombone’ e denunciar essas mazelas, pois fazemos nossos pagamentos de impostos em dia (IPVA, IPTU, entre outros) e então a cobrança para com os nosso governantes tem que ser ferrenha. Aguardamos providências imediatas das autoridades, para que nossa população não morra a esmo…

OCUPADO
Como está difícil a imprensa falar com alguns palacianos do primeiro escalão. Quando não estão com seus telefones desligados, estão reunidos e jamais podem atender os formadores de opinião. Como relatei em colunas passadas, quem assume um cargo público tem que aceitar a sua exposição e mostrar para a população o que está sendo desenvolvido em sua pasta.

PERIGO
em resumo
É comum encontrar nos quatro cantos da cidade operários trabalhando sem nenhum tipo de proteção para a sua segurança. Nesta obra que ilustra a coluna, um verdadeiro Kamikaze das alturas realiza a proeza da construção de um telhado sem nenhum tipo de proteção individual. Uma loucura…

ACONTECEU…

Construção do Arco do Triunfo de Paris
1806
O Arc de Triomphe de Paris (O Arco do Triunfo de Paris) é um dos monumentos mais famosos do mundo. Está localizado na praça Charles de Gaulle, no extremo oeste da avenida Champs-Élysées. Antigamente, o nome da praça era Place de l Étoile. O imperador francês Napoleão Bonaparte decidiu construir este arco no dia 18 de fevereiro de 1806 em homenagem à vitória em uma de suas mais importantes batalhas, a de Austerlitz (1805). Foi projetado pelo arquiteto francês Chalgrin, inspirado na arquitetura romana, e atinge uma altura de 49 metros e 45 de largura. Possui uma estátua em cada um de seus quatro pilares. Dentro do Arco há um museu que explica sua história e construção. É possível subir ao teto, de onde se pode ter uma vista panorâmica de alguns dos lugares turísticos mais famosos de Paris.

REFLITA
“Como se torna forte uma pessoa quando está segura de ser amada!”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: