Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Fazer o Login

Em Resumo – Eleições

ter, 28 de janeiro de 2014 00:00

Abertura Em Resumo

ELEIÇÕES 1
Eleitores têm até o dia sete de maio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral para votar nas Eleições 2014. Até esta data, os cartórios eleitorais farão o alistamento, transferência e a regularização do título eleitoral. O prazo segue o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2014 serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. A votação, em primeiro turno, será no dia cinco de outubro. Segundo a legislação eleitoral, todo brasileiro nato ou naturalizado, alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. No entanto, jovens com 16 anos podem fazer seu título eleitoral e participar na escolha dos candidatos. Aqueles que forem completar 16 anos até a data da eleição também devem se cadastrar até 7 de maio. Atualmente, Minas Gerais tem 15.043.866 eleitores, enquanto em dezembro de 2012 este número era de 14.987.246. Em Araguari, na última eleição (2012) havia 85.853 eleitores cadastrados.

ELEIÇÕES 2
Os candidatos a um dos cargos que estarão em disputa nas Eleições Gerais de 2014 estão liberados para fazer propaganda eleitoral a partir do dia 6 de julho, conforme previsto no art. 36, caput, da Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições. Segundo o Glossário Eleitoral Brasileiro, a propaganda eleitoral, facultada aos partidos, coligações e candidatos, é aquela que busca a captação de votos, por meio da divulgação do currículo dos candidatos, suas propostas e mensagens, no período conhecido como “campanha eleitoral”.

ELEIÇÕES 3
Conforme o Calendário Eleitoral de 2014 e a Lei das Eleições, o dia 6 de julho é também a data a partir da qual os candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8h às 22h horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Ainda nesse dia, os candidatos, partidos e coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, neste caso, das 8h às 24h. A propaganda eleitoral na internet também é permitida a partir do dia 6 de julho, sendo vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga. No entanto, segundo decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proferida em setembro do ano passado, por maioria de votos, manifestações políticas feitas por meio do microblogTwitter não são passíveis de ser denunciadas como propaganda eleitoral antecipada, ou seja, podem ser feitas antes desta data.

VAQUINHA
Parece que é fácil angariar dinheiro: pedi-lo pela internet. Uma vaquinha… Deu certo com o Genoino. Agora é a vez do Delúbio que está obrando por essa forma em busca do numerário para pagar sua condenação em dinheiro (Folha de São Paulo, 24/1/14 – Multas do mensalão). Esse é o caminho que devem seguir as Santas Casas. Precisam elas de maquinário especial: fazer uma vaquinha pela internet. Precisam de camas e colchões: fazer uma vaquinha pela internet. E assim por diante para se equiparem melhor. E mais. Sugiro que os dirigentes do PT convoquem seus filiados a prestarem serviço nas Santas Casas. Por que não? Estarão dando o exemplo de uma atividade de relevante valor social.

AGORA É LEI
Com a sanção da Lei 21.157/14, de autoria do deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, pessoas com deficiência física poderão realizar todo o processo para habilitação de condutor de veículo em cada uma das cidades-sede das regionais da Polícia Civil (Risp’s). Antes da lei, os exames para obtenção da CNH por deficientes somente podiam ser feitos em Belo Horizonte. Parabéns ao nobre deputado pela importante lei.

ACONTECEU…

Iniciada a construção da Torre Eiffel
1887
A estrutura da Torre Eiffel começou a ser construída no dia 28 de janeiro de 1887, para que servisse como arco de entrada a Exposição Universal, uma feira mundial organizada para comemorar o centenário da Revolução Francesa. A torre foi inaugurada no dia 31 de março de 1889 e aberta ao público no dia 6 de maio daquele ano. A estrutura da Torre Eiffel foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel. Quando foi construída era o monumento mais alto do mundo, com 300 metros de altura (somando-se a antena de rádio que se encontra em sua cúspide, sua altura é de 324 metros). Quando a construíram, a torre pesava em torno de 7.300 toneladas, embora atualmente seu peso esteja calculado em mais de 10.000, devido ao museu, restaurantes, lojas e estabelecimentos comerciais que ela abriga.

Elvis Presley faz sua primeira aparição em rede nacional nos EUA
1956
Um então desconhecido Elvis Presley aparecia pela primeira vez em rede de televisão nacional nos Estados Unidos em um dia como este, no ano de 1956. O futuro “Rei do Rock” se apresentava no The Dorsey Brothers Stage Show, em Nova York. Naquela noite, o show, que tinha respeitáveis níveis de audiência, foi ao ar do estúdio 50 da CBS. Elvis cantou duas músicas: Shake Rattle & Roll / Flip Flop & Fly e I Got A Woman. Apesar de ainda não ser um astro da música, naquela noite chuvosa e de grande público, algumas centenas de garotas começaram a gritar assim que Elvis surgiu no palco.

Canção “We Are the World” é gravada por mais de 40 astros da música
1985
Em um dia como este, no ano de 1985, chegavam ao fim as gravações da música “We Are The World”, em Los Angeles, nos EUA. A canção, composta por Michael Jackson e Lionel Richie, foi interpretada pelos 45 maiores nomes da indústria da música norte-americana. O projeto, que ficou conhecido como “USA for Africa”, foi lançado com o objetivo angariar fundos para o combate a fome na África. O single, o LP e o clipe renderam cerca de US$ 55 milhões. Apenas nos EUA foram vendidos em torno de 7 milhões de cópias, o que tornou o single um dos mais vendidos de todos os tempos. We Are the World contou com 44 cantores, entre eles Michael Jackson, Lionel Richie, Tina Turner, Bruce Springsteen, Bob Dylan, Cyndi Lauper, Diana Ross, Ray Charles e Stevie Wonder. A produção foi do maestro Quincy Jones, que também fez a regência do grupo.

REFLITA
“Queres ser rico? Pois não te preocupes em aumentar os teus bens, mas sim em diminuir a tua cobiça.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: