Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Em Resumo – Eleição

sex, 21 de março de 2014 00:00

Abertura Em Resumo
ELEIÇÃO
Sábado tem eleição do conselho deliberativo do Pica-Pau Country Clube e a coisa promete esquentar. Nos bastidores a luta é ferrenha entre duas chapas, uma comandada por Érico Trebeschi e a outra encabeçada por Márcio Dorázio. As eleições se arrastam por muito tempo e ainda há quem diga que após o próximo sábado a coisa ainda não tome forma. Eu como sócio proprietário do clube, estou extremamente chateado com a situação, pois quem mais sofre com essa indecisão são os associados que frequentam o local e esperam um pouco mais de cuidado e respeito com o clube.

A SAGA
E não é que a poeira continua infernizando algumas ruas do centro… Até quando?

LENDA?
No mês marcado pela imagem da água, a cultura também entra em cena. Diz a lenda que, no dia de São José, 19 de março, uma forte chuva toma conta do país ocasionando a popular enchente de São José. Esse fenômeno natural é difundido a partir do Ceará, Estado cujo santo é padroeiro. Nesse ano, ou São José está atrasado ou está de férias, pois as chuvas em nossa região e principalmente no dia do santo minguaram…

MUDANÇA
O fim do verão normalmente vem acompanhado das “águas de março”, que ganharam fama na célebre canção de Tom Jobim. No verão, acontece muita evaporação de água, resultando em chuvas torrenciais e elas acontecem mais no fim da tarde, geralmente depois de um dia com temperaturas elevadas. A questão da enchente de São José é também cultural. Creio ser coincidência os fenômenos naturais acontecerem na mesma época em que se comemora o dia de São José. As chuvas do mês de março são relacionadas aos fenômenos naturais, ao fim da estação. Porém, algumas pessoas, por não terem o conhecimento biológico/científico, têm a crença de que 19 de março é o dia da enchente. Tá explicado…

RECORRENTE
Volto a tocar no assunto andarilhos fazendo pedágio nas ruas. A coisa tá crítica e nada é feito para que possa melhorar. A avenida Senador Melo Viana/praça dos Ferroviários, praça do Conservatório, ruas Coronel José Ferreira Alves e Quinca Mariano são pequenos exemplos do caos se instaurando em Araguari, e o pior é que se você se recusa a dar a moedinha, é xingado e ameaçado por alguns desse andarilhos. Sem contar que em alguns locais eles estão invadindo inclusive as residências e armando seus acampamentos, mesmo sem a autorização dos proprietários. Vou continuar batendo nessa tecla, antes que algo de ruim aconteça com alguém que estimamos, e depois, não adianta chorar o leite derramado.

DESABAFO NO FACEBOOK
Colhi esse depoimento em uma rede social e publico para a sua apreciação, caro leitor:

“É uma vergonha pessoas consumindo álcool às 16h em frente a uma escola como o Conservatório de Música. Fora a sujeira. Não entendo, Araguari virou terra de ninguém. Onde estão as autoridades?”

Uma imagem vale mais que mil palavras…
em resumo 1
em resumo 2

ACONTECEU…

Nasce Ayrton Senna, considerado um dos
melhores pilotos da história da F-1
1960
No dia 21 de março de 1960 nascia, em São Paulo, Ayrton Senna da Silva, grande ídolo do esporte do Brasil e considerado um dos melhores pilotos de Fórmula 1 da história. Ele teve sua primeira experiência ao volante aos quatro anos de idade, quando seu pai construiu um pequeno kart. Apesar da idade, o garoto mostrava o seu talento, dando sinal do grande futuro que teria. Em 1973, com apenas 13 anos, fez sua estreia profissional no kart, categoria que, em suas próprias palavras, trouxe as maiores alegrias da sua carreira. Três anos depois, venceu o Campeonato Paulista de Kart. Em 1977, conquistou o Campeonato Sul-Americano. Ele também participou do mundial da categoria, de 1978 a 1982, sagrando-se vice-campeão em 1979 e 1980. Desde então, após uma série de maus resultados, se dedicou ao desenvolvimento de uma técnica para pilotar sob a chuva, que o levou a grandes vitórias. Depois de se mudar para a Inglaterra, começou a pilotar em diferentes categorias Fórmula Ford 1600, Fórmula Ford 2000 e Fórmula 3. Nesta época, decidiu adotar o sobrenome de sua mãe, assinando Ayrton Senna, em vez de Ayrton da Silva. Seu talento despertou os olhares de várias equipes de Fórmula 1, e Senna fechou contrato com a pequena Toleman. Sua estreia na categoria, em 1984, foi bastante difícil para o principiante, mas o brasileiro ganhou destaque ao mostrar habilidade para garantir um segundo lugar no GP de Mônaco. Em 1985, assinou com a Lotus, garantindo suas primeiras pole positions e sua primeira vitória em um GP, em Portugal. A sua permanência na equipe durou mais dois anos, período em que terminou a temporada na quarta colocação em duas ocasiões (1985 e 1986) e com um terceiro lugar (1987). Senna decidiu deixar a escuderia em 1988, quando assinou com a McLaren. Pela sua nova equipe, conquistou três mundiais: 1988, 1990 e 1991, todos no GP de Suzuka. Além de títulos, sua carreira também foi marcada por polêmicas e duelos históricos contra o seu maior rival, o francês Alain Prost, outro piloto que é considerado um dos maiores da história. Depois de uma época triunfante pela McLaren, Senna mostrava vontade de correr pela Williams, que possuía o carro mais competitivo. Seu desejo se realizou na temporada de 1994. Nas duas primeiras corridas, no Brasil e no Japão, Senna conseguiu a pole position, mas não completou nenhuma das provas. No terceiro GP, em San Marino, no dia 1º de maio de 1994, o brasileiro sofreu um terrível acidente. Ele perdeu o controle do carro na curva Tamburello, chocou-se violentamente contra o muro de concreto e não resistiu aos ferimentos.

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
1960
O racismo é uma violação dos direitos humanos e da dignidade humana. Entretanto, é uma situação que existe há muito tempo e à qual ainda hoje se enfrentam milhões de pessoas no mundo. Toda ação, conduta, atitude que tiver por objetivo a discriminação, distinção, exclusão ou restrição para que toda pessoa viva em condições de igualdade dos direitos humanos, é um ato de racismo. A Organização das Nações Unidas, com o objetivo de renovar seu compromisso de trabalhar contra o racismo, celebra todo dia 21 de março o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial. Essa data foi escolhida porque nesse dia, no ano de 1960, a polícia disparou contra uma manifestação pacífica que acontecia em Sharpeville, África do Sul, que protestava contra as leis de países do apartheid. Através deste dia, a ONU deixa lembrar a todos seu propósito de combater e erradicar o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e todas as formas relacionadas de intolerância que acontecem em diferentes partes do mundo.

REFLITA
“Não ligo que me olhem da cabeça aos pés, porque nunca farão minha cabeça nem chegarão aos meus pés.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: