Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Em Resumo – Agora vai

ter, 11 de março de 2014 00:01

Abertura Em Resumo
AGORA VAI
Se o ano começa após o Carnaval, os pré-candidatos a deputados federal e estadual também devem sair às ruas e avenidas. Após a folia de nomes lançados ao vento há alguns meses, a peneira começou a sacudir, o tambor está batendo, está chegando a hora de colocar o bloco na rua.

MOVIMENTOS
Registramos que algumas pessoas se apresentaram como candidatos, o que somente será confirmado nas convenções partidárias agendadas para junho. Por ora, movimentações, articulações e reuniões: tudo em busca de unir forças em torno de um projeto só. Isso não é fácil, nota-se a falta de entendimento dentro dos partidos. Imaginem na cidade.

SONHO
Aquele sonho nosso de cada dia de termos um deputado genuinamente araguarino está vivo. Mas, refletindo, vale qualquer deputado? É óbvio que não. Ele tem que carregar os predicados que definem quem é de Araguari. Trabalhador, dinâmico e honesto, no mínimo.

A LISTA
Por ordem alfabética, os nomes que se apresentaram como pré-candidatos a deputado estadual são: Gildinho do Itaú (PSC), GiullianoTibá (PTC), Luiz Porcão (PTN), Marlos Fernandes (PPS), Rafael Guedes (SDD), Rogério Fernal (PMDB) e Tiãozinho do Sindicato (PRP), sem esquecer, é claro, do araguarino que hoje governa a cidade de Lassance, Dr. Idson (PCdoB).
Para deputado federal, o quadro é mais enxuto. Carlos Vieira (PT), Cezinha (SDD), Marcos Alvim (PSC) e Zé Vitor (PSC).

DENÚNCIA
O semáforo da avenida  Senador Melo Viana, esquina com a rua dos Portadores virou ponto de pedágio de bêbados e drogados, ou seja: todos os dias da semana famílias passam por aquele local e os pedintes abordando e quase obrigando os motoristas a dar dinheiro. Eles se debruçam na porta do veículo impedindo o deslocamento dos mesmos. Mais ou menos seis pedintes, três em cada lado da via. Um verdadeiro absurdo com os motoristas, moradores e comerciantes do local.

E-MAILs RECEBIDOS

“Márcio boa tarde!
Segue fotos da Rua Marden Barbosa onde moro, esquina com a Osvaldo Piruccetti, onde o mato no terreno tomou conta da calçada.
Na antiga gestão, havia um trator para limpeza do mesmo colocando o proprietário em dívida ativa, mas pelo jeito ele não aprendeu.
A quantidade de insetos e animais como ratos está enorme.
Por favor, divulgue a foto para que prefeitura possa tomar alguma providência.
Att.
R.N.P.”
em resumo
====

“Como leitora assídua deste jornal, envio-lhes cumprimentos pelo magnífico trabalho de manter informações e divulgar notícias à população, não só araguarina, mas até onde o Jornal GAZETA se espalha. Parabéns ao Dr. Darli Amaral e toda sua equiçe. Abraços,
Gessy Carísio de Paula”

ACONTECEU…

A invenção do papel
105 a.C.
O dia 11 de março de 105 a.C. é considerado a data da invenção do papel. Neste dia, Ts ai Lun teria apresentado ao Imperador Han Ho Ti, da dinastia chinesa Han, mostras de papel pela primeira vez. Relatos históricos sugerem que Ts ai Lun inventou o papel, apesar de recentes descobertas arqueológicas apontarem que este material teria sido inventado 200 anos antes. No entanto, a partir deste ponto, o papel passou a ser usado em larga escala em todo o mundo. Primeiro, foi usado na região da Coréia, Japão e Tibete. Mais tarde, apareceu na capital ancestral de Samarkand e Baghadad e para todo o mundo islâmico, antes de finalmente chegar à Europa.

Nasce Marcos Pontes, o primeiro
cosmonauta brasileiro
1963
No dia 11 de março de 1963 nascia, em Bauru (SP), Marcos Cesar Pontes, tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) que entrou para a história com o primeiro cosmonauta brasileiro e o primeiro sul-americano a ir ao espaço. Ele partiu no dia 29 de março de 2006 na missão batizada “Missão Centenário”,  em comemoração aos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, em 1906. Pontes decolou do Centro de Lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros. A tripulação era formada ainda por Jeffrey Williams, dos EUA, e Pavel Vinogradov, da Rússia. Pontes retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7. Após seu retorno, Pontes solicitou a reserva da FAB, mas ainda trabalha no programa espacial brasileiro. Ele continua com as suas atividades no Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas.

Blecaute atinge 70% do território brasileiro
1999
Um grande apagão afetou 11 estados brasileiros e o Paraguai em um dia como este, no ano de 1999. Era quinta-feira à noite quando um problema em uma subestação de energia elétrica da CESP, em Bauru (SP), deu início a um blecaute que atingiu 50 milhões de pessoas. A pane elétrica acionou um sistema de segurança da Usina de Itaipu, que abastece o Paraguai e grande parte do Brasil. Desta forma, 16 turbinas da usina foram desligadas, o que afetou o fornecimento de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e o Distrito Federal, além do Paraguai, que ficou sem energia por 15 minutos. Este é considerado o segundo pior apagão da história do Brasil – o primeiro foi o que aconteceu em 2009. O início do apagão foi às 22h16 e terminou de madrugada, às 3h39. O interrompimento no fornecimento de energia variou de acordo com a cidade e o estado – no Rio de Janeiro faltou luz por 45 minutos, mas depois ela voltou a cair; São Paulo foi o último local a ter a energia reestabelecida totalmente. O incidente desencadeou uma longa discussão sobre a infraestrutura brasileira de energia elétrica. Inicialmente, a causa do apagão foi atribuída à queda de um raio na subestação de Bauru, contudo, estudos meteorológicos comprovaram que não houve tempestade de raios no local no dia do blecaute. Mais tarde, o Ministério de Minas e Energia admitiu que havia redução dos níveis de segurança e manutenção da subestação.
==============

REFLITA
“Evitar pessoas não é  fazer inimigos e sim purificar relações.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: